문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

추석 (Chuseok)

O Chuseok é um festival coreano que tem o propósito de festejar as  colheitas e tem a duração de três dias e, como muitos festivais do género, tem lugar por volta do equinócio de outono, sendo este ano celebrado a 30 de setembro (sendo também feriado no dia anterior e no seguinte). É uma das maiores celebrações na Coreia do Sul e muitas pessoas  viajam nesta altura do ano para visitarem as suas famílias, onde realizam várias celebrações tradicionais, entre elas o tributo aos antepassados (차례, charye) e se come e bebe com fartura (por exemplo, 송편-songpyeon e vinhos de arroz).

O nome original destas celebrações era Hangawi (한가위,do coreano arcaica, “grande meio (do outono)”) e as suas origens são ainda difusas. Há quem diga que teve as suas origens no Gabae, um concurso de tecelagem que durava um mês, popular no reinado do 3.º rei do reino Shilla. Duas equipas disputavam um banquete, que era oferecido pelo rei à equipa que mais tecido tivesse no final do concurso. Outros que resultou dos festejos da vitória de Silla sobre o reino de Balhae, onde se realizaram concursos de tiro ao alvo, artes marciais e tecelagem. Alguns estudiosos dizem ainda que o Chuseok pode advir das celebrações shamanísticas do equinócio de outono, no qual eram feitas ofertas aos deuses e aos antepassados na forma de colheitas.

Na Coreia actual, as pessoas regressam à sua terra natal e convivem com a família realizando igualmente uma série de rituais e outras tradições. O Charye é realizado pela manhã, em que a família homenageia os antepassados com os alimentos acabados de colher, sentando-se depois à mesa, desfrutando das suas bênçãos. Também é costume visitar-se as campas dos antepassados, um ritual denominado de 성묘 (Seongmyo). O Beolcho (벌초) é um dever e um sinal de respeito pelos antepassados e consiste na limpeza da área da campa, livrando-a das ervas que cresceram durante o verão.

Outras tradições incluem jogos como o 씨름 (Ssireum – luta livre coreana), 강강술래 (Ganggangsullae – dança em círculo) ou 추석빔 (Chuseokbim), segundo o qual o chefe de família deve comprar roupa nova para toda a gente na casa (mesmo para os criados, se os tiver).

Deixo-vos com um vídeo sobre a Gangangsullae:

Fontes:
Chuseok wiki; Visit Korea

One thought on “추석 (Chuseok)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s