K-Boys

O sucesso de Gangnam Style e o kpop

Como toda a gente já sabe, o que está a bombar neste momento no mundo online (e muito brevemente no mundo inteiro offline) é o Gangnam Style, com mais de 221 milhões de visualizações no youtube em pouco mais de 70 dias, o vírus do Gangnam Style está a infectar o mundo!

Katy Perry, Birtney Spears, Simon Cowell, Tom Cruise, Ellen DeGeneres, Gonçalo Waddington e muitos outros são fãs do vídeo, o Psy já apareceu em alguns programas de tv americanos e já está farto de dar entrevistas, as paródias no youtube sucedem-se, e os fãs do Justin  Bieber estão com medo que o Psy roube ao seu ídolo o record do vídeo mais visto do youtube e até na casa dos segredos dançam e cantam o raio da música! E agora até está nomeado na Categoria de melhor vídeo nos MTV EMA’s.

 Psy é muito diferente de quase tudo o que há no mundo do kpop, ele não é bonito, não é jovem, não é magro, não é chique…. resumindo não é um produto, é uma pessoa real. E sejamos honestos, embora hajam mv coreanos engraçados (alguns sem intenção nenhuma de o serem), não consigo pensar em nenhum mv de kpop que chegue aos pés de Gangnam Style. Gangnam Style é muito diferente dos outros mvs de kpop porque é feito mesmo para as pessoas se rirem, acho que os únicos que se podem comparar ao Psy no estilo de mv são os UV, mas sem a música viciante (embora Itaewon Freedom também seja uma obre de arte). Claro que não faltam mv coreanos extravagantes ou com cenas loucas como o de Gangnam Style, mas Gangnam Style tem o que outros não conseguem ter: um mv hilariante, uma música viciante e uma dança que de  tão cheesy que é, é altamente!

Por isso é que eu acho que o sucesso de Gangnam Style não vai ajudar em quase nada a expansão do kpop no mundo, o Psy e Gangnam Style são muito diferentes de quase tudo o que há no kpop. Não acho que as pessoas que tiveram o seu primeiro contacto com a música coreana com o Gangnam Style, irão gostar daqueles mvs, todos cheesy, cheios de momentos para matar as fangirls ou os fanboys (e que nós adoramos)… claro que algumas irão gostar, mas a maioria não.

Embora ache que o sucesso do Psy não seja muito significante para o kpop, acho que é um grande feito para a música de língua não inglesa. E porquê? Embora não esteja muito informada, não me lembro de nenhuma música cantada noutra língua que não o inglês que tivesse tanta aceitação na América, ainda por cima uma música asiática. Todos nós sabemos que os Estados Unidos da América têm a mania que são um país de liberdade e de tolerância, mas é totalmente o contrário, basta ver alguns dos comentários feitos por gente ignorante a dizer que não gostam da música só porque é cantada numa língua que não o inglês. Claro que a maioria das pessoas ainda pensa que o Psy é chinês, mas eu acredito que com divulgação da música e com as aparições na televisão as pessoas finalmente perceberão que ele é coreano. E adoro o facto do Psy não ter qualquer intenção de fazer a versão em inglês da música, amen to that!

Outra coisa que sabe muito bem é quando alguém que dizia não gostar de nada coreano gosta de Gangnam Styel, ou quando alguém a quem tinhas mostrado o mv muito antes de ele se tornar mundialmente famoso (e que na altura nao ligou ao vídeo) agora diz que adora o vídeo e que é muito engraçado, é aquela sensação fantástica de “eu bem te disse que é muuuuuito fixe”

E vocês acham que o sucesso de Gangnam Style vai ajudar à divulgação do kpop???

E como o Gangnam Style não é só o mv, aqui fica a performance mais fantástica de sempre de Gangnam Style:

“Dress classy and dance cheesy.”

– Psy

4 thoughts on “O sucesso de Gangnam Style e o kpop

  1. Para ser sincera eu nunca tinha procurado ouvir uma música do Psy antes, apesar de saber quem ele é… Mas não tem como negar que ele tem um controle muito grande no público, conseguindo animar todos na plateia. Fico muito feliz pelo sucesso dele e acho sim que isso ajuda na divulgação do K-Pop. As pessoas tem certo preconceito com músicas em linguas diferentes, geralmente só ouvem as da sua própria lingua ou inglês, então se você chega para uma pessoa falando para ela ouvir música coreana logo estranham e são relutantes em ouvir, mas Gangnam Style é a prova de que se uma música é boa ela é boa e ponto final, não importa se você mal consegue pronunciar uma palavra do que ela diz. Hoje em dia se você chegar em uma pessoa e falar ‘Já ouviu a banda taltal, de K-Pop?’ ela vai pensar ‘Gostei de Gangnam Style, então talvez goste dessa… vou ouvir sim!’ e assim a pessoa pode acabar pegando gosto pela música, apesar de Gangnam Style ser diferente do K-Pop usual.

  2. Respondendo à tua pergunta, acho que não vai ajudar em nada o Kpop. Olha ponhamos as coisas da seguinte forma: o Dragostea din tei ajudou de alguma forma a indústria musical moldava? O Michel teló ajudou a divulgar a música brasileira? Não. Temos que ver que para ignorantes, que nem os americanos, não há nada mais hilariante do que um chinoca a dançar e a dizer uns chins xôngs xéngues ao som de uma batida que lhes é familiar. Eu até acho que de certa forma é uma humilhação, pois o Psy passou de um artista com um génio cómico para um urso de circo. Minhas amigas, ele é isso mesmo, uma aberração aos olhos do ocidente. Nos programas de tv americanos ninguém diz isso, mas todos pensam “What a freak!”. Isso passa!

  3. Realmente o sucesso do Psy se deve ao fato dele ser diferente, não só musicalmente, mas em relação a sua postura geral como um artista. O kpop no geral sofre de certas coisas que o Psy em si é livre. Como por exemplo alguns grupos que parecem robos quando estão em palco, “cantam” apenas em lips sync, dançam e se movimento apenas conformo o que foi mandando ou ensaiado. Falta presença de palco.
    Na minha opinião Psy deu mais um tempero ao kpop e ainda mostrou o grande artista que é. Nós, fãns, estávamos precisando, kpop nos últimos tempos anda muito “pré-fabricado” pro meu gosto.

    Obs: Não só Psy, mas toda YG está em um outro nivel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s