내 귀에 좋은 한국 음악 - Música coreana para os meus ouvidos · 문화 - Cultura · K-Boys · K-Pop · Música coreana para os meus ouvidos

O regresso dos BIGBANG

Os BIGBANG anunciaram há cerca de dois meses que iriam lançar algo novo, nesse mesmo comunicado também foi anunciada a saída do TOP da YG, a empresa que faz o management do grupo. Dias depois o T.O.P disse que estava feliz e cerca de um mês depois deu uma entrevista a uma revista de Hong Kong onde fez algumas revelações importantes – entrevista que estou a traduzir e será postada aqui no blog.

O primeiro teaser fois apenas um imagem de uma polaroid com uma data: April 05 2022. E começou a contagem decrescente para o regresso dos Reis do Kpop. Ninguém sabia o que esperar, todas as imagens eram super diferentes entre si, o que depois de ouvir a música e ver o vídeo se percebeu porquê. Dia 04 de abril, 16h00 de Portugal saiu a música, sou fã deles há mais de 15 anos e ainda não consegui processar esta música:

BIGBANG – ‘봄여름가을겨울 (Still Life)’ M/V


Mas antes das minhas emoções, vamos ler a letra da música:


BIGBANG – 봄여름가을겨울 (Still Life) (Primavera, Verão, Outono, Inverno – Ainda há vida)

“A primavera que floresce no pôr-do-sol do próximo ano
Um sonho de uma noite de verão
Um outono sentimental e depois a neve de inverno
Quatro vezes ao ano e é novamente primavera

Adeus meus queridos dias de juventude
As nossas lindas primaveras, verões, outonos e invernos

“Quatro estações sem razão”
Depois da chuva, ao invés de tristeza, um final feliz
Um arco-íris de sete cores inclinado com escárnio
O tempo passa sem amadurecer, não consigo amadurecer (ainda)
Imaturo, há muito sem amadurecer, ouvindo Vivaldi
Tchaikovsky, saudando as quatro estações de hoje
Finalmente, como se as quatro fossem eternas

O rapaz olhando apenas para o céu
Bem em todas as quatro estações (adeus)
Aqueles que partiram e aqueles que vieram
O mundo acima de nossas cabeças
Estou deixando a amazónia das inspirações
Enterrando todo o trauma de noites passadas
A nave que corre para um novo começo, arriscando a vida por um recomeço
Vou mudar, mais do que antes
Uma boa pessoa, mais e mais
Uma pessoa melhor, mais e mais
Com o orvalho da manhã, vou enterrar a minha raiva no passado
Para a vida

Sinto falta do menino e da menina que choraram e riram
Continuo a lembrar-me dos dias gloriosos de afeto

As estações passam em vão conforme os dias vão passando
Através dos nossos peitos pintados de vermelho e feridos de azul

Para que o dia, o momento que irá regressar um dia (para ti)
As nossas lindas primaveras, verões, outonos e invernos

La, la-la-la-la, la-la-la-la, la-la
La, la-la-la-la, la-la-la-la, la-la
La, la-la-la-la, la-la-la-la, la-la
La, la-la-la-la, la-la-la-la, la-la

A primavera que floresce no pôr-do-sol do próximo ano
Um sonho de uma noite de verão
Um outono sentimental e depois a neve de inverno
Primavera, Verão, Outono, Inverno”

A pessoa que vos escreve este texto é fã destes meninos desde 2006 ou 2007, nem sei ao certo. Estes quatro (cinco) meninos fazem parte da minha vida há 16 anos, as memórias com os BIGBANG acompanham a minha juventude e o meu crescimento. Fiz grandes loucuras por eles, tenho praticamente toda a discografia deles, fui sozinha à Coreia em 2010 para os ver, continuo a gastar dinheiro em merchadising and ainda tenho breakdowns por causa deles (sim, chorei muito e ainda choro, muito).

Considero-me uma priveligiada, tive a sorte de os ver em concerto duas vezes em 2010 e outras duas em 2013, tive a sorte de ver a Lies, Haru Haru, Strong Baby, Cotton Candy, Heatbreak a estreia do Turn it up do T.O.P, Tonight, Café, Love Dust, Wings, Knockout, High High, Fantastic Baby, Bad Boy e tantas outras músicas maravilhosas ao vivo.

Nós, fãs destes meninos passamos por muitos momentos muito difíceis e tristes, mas também por grandes alegrias e emoções como quando os BIGBANG venceram o MTV Europe Music Award para Melhor Artista Global em 2011, o comeback de 2008, a colab do GD&TOP, a voz do TaeYang e do Daesung, o comeback de 2012 ou o maravilhoso comeback de 2015.

Foram todas as memórias dos últimos 16 anos que me fizeram ter um breakdown quando ouvi a música e li a letra. Todos sabem o que se passou entre 2018 e 2020: o TOP tentou tirar a própria vida, o Seungri saiu do grupo, etc., por isso sempre pensei que não teríamos este closure.

Acredito que esta música foi um mimo para as fãs que acompanharam sempre os BIGBANG, mostraram-nos que estão todos em fases diferentes da vida, por isso não surgem todos juntos no vídeo, cada uma está a fazer o seu caminho, a seguir a sua vida, o que não quer dizer que seja o fim dos BIGBANG, é apenas o final do grupo como o conhecemos.

“Four seasons with no reason” pode ser interpretado de várias formas, a genialidade do GD e do TOP nas letras pode ser aqui vista, a letra da música é deles. A letra especialmente muito triste, mas linda. Ainda não consigo não chorar quando o TOP canta e com a guitarra no verso seguinte do GD. Só os BIGBANG conseguem fazer algo tão novo, uma música sem um refrão e mesmo assim perfeita, se há coisa que os eles nunca deixaram de fazer foi supreender a nível musical.

Já se passaram 4 dias desde o lançamento da música e ainda não houve 1 dia em que não tivesse chorado a ouvi-la. São demasiadas memórias, cresci a ouvir estes meninos e agora adultos, como eu, depois de muita turbulência encontraram finalmente encontrado o seu caminho, assim como eu. Dissemos adeus aos nossos tempos de juventude, mas não às memórias, aos sentimentos, às pessoas que ficaram e às lições que aprendemos.

V.I.P Until Whenever,
Rosa.

A música feita para as fãs.

Deixe um comentário