문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

설날 – O novo ano lunar

O ano novo lunar, conhecido por 설날 (Seollal) é o primeiro dia do calendário lunar, é uma das épocas festivas mais importantes na Coreia, ou talvez a mais importante juntamente com o 추석 (chuseok). Os festejos do ano novo lunar duram três dias e este é considerado uma época mais importante do que o ano novo solar, festejado do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro. O termo Seollal, vem da expressão 음력 설날 Eumnyeok Seollal (ano novo lunar), também conhecido como 구정 (gujeong). O ano novo coreano normalmente calha no dia da segunda lua nova depois do solstício de inverno.

O ano novo lunar é uma ocasião muito especial para os coreanos. Para além de ser uma época para prestar homenagem aos antepassados, é também uma oportunidade de rever os membros da família. Nesta época a maioria das pessoas regressa à sua terra natal para visitar os seus pais ou outros parentes próximos. Durante o Seollal, os coreanos usam, normalmente, o Hanbok, praticam rituais ancestrais, jogam jogos tradicionais, comem comidas tradicionais da época, ouvem histórias e conversam noite dentro com a família .

A comida é muito importante no Seollal e é levada muito a sério. As famílias passam o dia inteiro antes do Seollal a preparar comida para as oferendas aos antepassados, assim como a comida para ser servida à família. Muitos coreanos acreditam que o sabor e a aparência da comida para os rituais de homenagem determina o nível de satisfação dos seus antepassados, por isso a comida é preparada com grande cuidado. Tradicionalmente a preparação da comida tem sido uma tarefa das mulheres da família, mas hoje em dia as famílias dividem as tarefas entre todos, ou as famílias tradicionais  contratam os serviços de empresas de catering.

O prato principal do Seollal é 떡국 (tteokguk, sopa de bolinhos de arroz), que é acompanhado de outros pratos como 갈비찜(galbijjim, costelas assadas), 잡채 (japchae, massa com legumes salteados),  (jeon, tipo omolete/panqueca), 한과 (hangwa, doces tradicionais coreanos), bem como mais uma dezena de outros pratos confeccionados com uma grande variedade de vegetais, carne e peixe.

떡국

A manhã do Seollal começa com o ritual ancentral chamado 차례 (charye), onde uma mesa cheia de comidas como: 떡국 (tteokguk), vegetais e frutos, é preparada. A família vestindo os tradicionais Hanboks reúne-se em frente da mesa do ritual. Este ritual ancestral, baseado no confucionismo, é uma parte importante do Seollal para prestar homenagem aos antepassados. Durante o ritual todos fazem vénias, fazem oferendas e rezam antes de se despedirem dos antepassados. Quando o ritual termina, as pessoas comem a comida que está na mesa, que é chamado de eumbok. Com este ritual as pessoas esperam que as virtudes dos seus antepassados sejam passadas para elas fazem o eumbok. Durante o eumbok, as familias comem a 떡국 (sopa de bolinhos de arroz), que é o prato principal do Seollal, os coreanos acreditam que comer esta sopa é adicionar um ano à idade que já tem, ou seja depois de comerem esta sopa ficam um ano mais velhos.

차례

Depois do Charye, as pessoas também fazem o 세배 (Sebae, a vénia de ano novo) em frente dos mais velhos, ajoelhando-se, fazendo uma vénia e desejando Bom Ano. Depois, os mais velhos recompensam as vénias, oferecendo dinheiro aos mais novos (chamado 세배돈 [sebaedon] literalmente, dinheiro da vénia), e desejando que os mais novos ganhem muito dinheiro e que alcancem todos os seus desejos no novo ano lunar.

세배 (Sebae, a vénia de ano novo)

Os presentes mais populares do ano novo lunar são os cartões de oferta e dinheiro. O presentes mais populares para oferecer aos pais são: giseng, mel, produtos de saúde e cadeiras de massagem. Outras prendas populares incluem produtos de higiene e limpeza como champô, sabonetes, pasta dos dentes, etc, e cabazes de presentes com  fiambre, atum, Hangwa (doces tradicionais coreanos), peixe seco e frutas.  

2013 – O ano da Serpente

Porque é que 2013 é o ano da Serpente?

Cada ano é representado por um dos 12 signos do Horóscopo Chinês, que tomam as formas de animais, chamados de 십이지신  (shipi jisin, doze deuses da terra). Estes signos mudam todos os anos, em ciclos de 12 anos. O ano de 2013 é referido como 계사년 *Gyesanyeon) ou “o ano da Serpente”. A Serpente é o sexto signo no grupo dos 12 animais que são divindades protectoras. As pessoas nascidas no ano da serpente são ambiciosas, determinadas e perfeccionistas. Contudo, a sua personalidade perfeccionistas é muitas vezes um pau de dois bicos.

Em coreano deseja-se um bom ano novo dizendo: 새해 복 많이 받으세요! (se he bok mani baduseyo).

Queridos leitores do Coisas da Coreia 새해 복 많이 받으세요!

Fontes: korea.net; visitkorea; wiki.

Imagens: Google

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s