문화 - Cultura · 게임 - Jogos

씨름 – Ssireum – a luta tradicional coreana

씨름 – Ssireum é luta coreana é uma  luta popular e um tradicional desporto nacional da Coreia. (Os nossos leitores que são fãs de variety shows coreanos certamente já viram muitas vezes esta luta em vários programas.)

Hoje em dia cada lutador usa um cinto (satba) que envolve a cintura e uma das coxas. A vitória é conseguida quando um dos concorrentes consiga que o adversário toque com qualquer parte abaixo do joelho no chão. Ssireum tornou-se popular durante a dinastia Joseon (1392-1910). Provas disto podem ser vistas numa variedade de pinturas de Kim Hongdo. Tradicionalmente, Ssireum era uma actividade popular no Dano e vários torneios eram realizados no verão e outono. Antigamente o prémio tradicional para o vencedor do torneio era um boi, um prémio valioso numa sociedade que vivia da agricultura, e que simbolizava a força do vencedor.

A versão moderna deste desporto foi desenvolvida no século 20. A primeira competição moderna teve lugar em 1912. Esta forma de luta coreana tem sido chamada de Ssireum destes os anos 20 dos século passado. Em 1927 foi criada a federação de Ssireum: Federação Pan Chosun de Ssireum. Desde 1947  a competição organizada pela Federação de Ssireum se chama Capeonato Nacional de Ssireum.

Existem dois tipos tradicionais de Ssireum: um “lado direito” predominante em algumas partes da peninsula coreana e um “lado esquerdo” popular em outras partes da Coreia. A diferença destes dois estilos está no lado em que o cinto (satba) é apertado. Em 1994 o “lado esquerdo” foi adoptado e até hoje em dia é o estilo oficial usado por todos os concorrentes.

 

A Ssireum é conduzida dentro de um círculo, que mede aproximadamente 7 metros de diâmetro, que é coberto de areia. Os dois participantes começam por se ajoelhar na areia numa posição de luta (baro japki) cada um segurando o cinto (satba) do seu adversário. Os lutadores depois levantam-se enquanto seguram o satba. E o vencedor é aquele que força o seu adversário a tocar no chão com qualquer parte do corpo. Ao contrário do sumo, empurrar o adversário para fora do ring não dá a vitória, mas sim o recomeço da luta. Normalmente, na Ssireum profissional o vencedor é declarado ao fim de três rondas de luta. A luta conta ainda com três juízes, um árbitro chefe e 3 sub árbitros.

 Tradicionalmente a Ssireum era feita com a parte de cima das calças tradicionais enroladas um pouco para baixo para o lutador poder segurar o seu oponente. O uso do satba foi inventado aquando do nascimento da Ssireum profissional.  Hoje em dia a Ssireum profissional vive tempos difíceis devido à baixa popularidade deste desporto.

É importante também referir as diferenças existentes entre a Ssireum e o Sumo. No Ssireum são proibidos golpes e bofetadas, mas são premitidos no Sumo. Em ambos os desportos, os lutadores são “grandes”, apesar dos lutadores coreanos poderem ser magrinhos.

O conhecido apresentador de televisão Kang Ho Dong, antes de se tornar apresentador foi vencedor, por duas vezes, do Campeonato nacional de Ssireum, nos anos de 1990, 1991 e 1992.

Fontes: Wikipedia

Fotos: google

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s