사회 - Sociedade

Sistema escolar coreano

O sistema escolar coreano é apontado por muitos como um dos melhores do mundo, sistema esse que parece ter contribuído para o desenvolvimento económico do país com a aposta do governo em “capital humano”. Aqui fica uma tabela que mostra a distribuição dos anos escolares conforme as idades dos estudantes:

Idade Escola Tipo de Educação
6-11 Primária Primária
12-14 Básico Secundária
15-17 Secundário/Liceu
18-22 Universidade / Etc. Superior
23-25 Pós-graduação

 

Os primeiros seis anos de educação são passados na escola primária, isto é, na chodeung-hagkyo (초등학교). O currículo base inclui matemática, coreano, ciências, música e arte, sendo que no terceiro ano começam a aprender inglês de forma descontraída, focando a oralidade. Durante esta fase, os alunos permanecem na mesma sala com o/a mesmo/a professor/a.

Os dois anos passado na jung-hakgyo (중학교) são de preparação para o secundário. Começam esta fase aos 12 anos e têm 12 disciplinas principais, tendo um professor para cada disciplina.

Em seguida partem para o godeung-hakgyo (고등학교). Existem tipos diferentes, sendo estes escolas profissionais ou vocacionais e a escola académica, sendo que a maioria dos estudantes frequenta a segunda opção. Existem também escolas que se especializam em áreas como a ciência ou línguas. Iniciando este ciclo aos 15 anos, os estudantes são preparados para os exames de entrada na universidade por professores especializados em cada disciplina, sendo que os professores vão de sala em sala e cada turma tem uma sala própria.

Um dia de escola começa normalmente às 8 da manhã e termina às 16:30 mas espera-se que os alunos estudem antes e depois do horário escolar, seja em casa, na biblioteca ou em escolas privadas (hagwon – 학원) onde ficam até tarde.

Para entrar na universidade e poderem arranjar um bom emprego os estudantes têm de fazer exames que são criticados pela sua severidade e pressão que colocam sobre os alunos. Com certeza já viram em dramas este tipo de situação em que as personagens sofrem as agruras desta fase bem como notícias sobre as manifestações de apoio que se reúnem à porta das escolas em dia de exame, com amigos e familiares a apoiarem os alunos com cartazes, comida, etc. Tendo como temas principais a Matemática, Ciências e Inglês são extremamente importantes e decidem a entrada numa das mais de 300 universidades espalhadas pela Coreia do Sul. Os cursos bases são de quatro anos e a maioria das universidades oferece cursos de pós-graduação para quem quiser prosseguir estudos.

O ano escolar é divido em dois semestres, sendo que o primeiro tem início em Março e termina a meados de julho e o segundo começa no final de agosto e acaba em meados de fevereiro. Portanto as férias de verão vão de meados de julho até finais de agosto e as de inverno de finais de dezembro até ao início de fevereiro, depois das quais os alunos voltam durante uma semana à escola e depois têm cerca de duas semanas de férias entre meados de fevereiro e início de março.

Fontes:
Parallel; Schome; Wiki ; Ncee

Anúncios

One thought on “Sistema escolar coreano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s