역사 - História

15 Agosto – Dia da Libertação Nacional 광복절

O 광복절 (Gwangbokjeol) comemora a libertação da Coreia do domínio colonial japonês, após a vitória dos Aliados sobre o Japão, que levou ao fim da II Guerra Mundial. Como tal todos os anos no dia 15 de Agosto é feriado na Coreia do Sul e este ano (2012) marca o 67º aniversário da independência.

A ocupação japonesa começou em 1905 e a Coreia foi oficialmente anexada ao Japão em 1910. Os japoneses governaram a Coreia com pulso de ferro e tentaram retirar todos os elementos da cultura coreana da sociedade. As pessoas foram obrigadas a adoptar nomes japoneses, a converter-se ao xintoísmo (de origem japonesa) e foram proibidos de usar a língua coreana nas escolas e nos negócios. A 15 de agosto de 1945 o Império Japonês rendeu-se e a península coreana foi dividida (supostamente temporariamente), a norte do pararelo 38 ficou sobre a tutela da União Soviética e a sul sobre a tutela dos Estados Unidos da América. A República da Coreia (Coreia do Sul) foi estabelecida em 13 de Agosto de 1948.

O dia 15 de Agosto é comemorado com um série de festivais, cerimónias e paradas, e a Taegeukgi, a bandeira da Coreia do Sul, é içada para honrar os heróis que lutaram pela libertação da nação. Neste dia o governo concede também uma série de perdões especiais e aos descendentes dos activistas pela independência são concedidas entradas grátis em museus ou concertos.

Nas cerimónias oficiais é sempre cantada a “canção Gwangbokjeol”.

Na Coreia do Norte este dia é conhecido como 조국해방의 날.

Fontes: wikipedia; korea.net; lifeinkorea; 10mag

One thought on “15 Agosto – Dia da Libertação Nacional 광복절

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s