드라마 - Dramas · 문화 - Cultura

도깨비 (Dokkaebi)

dokkaebi_pintura-2-1

A ideia para este artigo surgiu depois de ter começado a ver o drama “Goblin” (dokkaebi) e de ter ficado curiosa para saber mais sobre estas figuras mitológicas da Coreia. No entanto, logo descobri que o “duende” do drama não tem nada que ver com os das histórias! Este tipo de espírito não pode assumir uma forma humana, assumindo sim a forma de objectos que já não são utilizados há muito tempo, como vassouras. Claro que um drama com uma vassoura como protagonista não teria nem um pingo de piada e a versão do drama está muito bem conseguida.

Têm uma natureza brincalhona e adoram pregar partidas. Usam um bastão chamado 도깨비 방망이 (dokkaebi bangmangi), que funciona como uma varinha mágica, podendo conseguir objectos não através de magia mas sim através da convocação de objectos pertencentes a outras pessoas. Devido à sua natureza brincalhona, os dokkaebi são fãs de jogos, nomeadamente o ssireum, que utilizam para, por exemplo, desafiar um viajante a quem impedem de prosseguir o caminho. O seu lado esquerdo é o lado mais forte, sendo impossível vencê-los empurrando-os desse lado. Para ganhar ao espírito, será necessário empurrá-lo do lado direito. Utilizam igualmente um gorro (dokkaebi gamtu, 도깨비 감투) que lhes confere o poder da invisibilidade.

Se eram fãs da Turma da Mônica certamente que se lembram do Saci Pererê, um personagem do folclore brasileiro. Acho que tem algumas parecenças, principalmente na sua natureza brincalhona!

download
Saci Pererê

Existem muitas versões destas criaturas mas normalmente são representados como duendes ou criaturas demoníacas, com cornos e caras distorcidas. No entanto, existem outras opiniões quando a uma representação visual do dokkaebi, sobre as quais podem ler aqui. É uma criatura muito querida no folclore coreano, sendo mesmo a mascote dos apoiantes da selecção nacional coreana e aparecendo em novelas, desenhos animados, nomes de lojas, etc.

chiwoo_reddevils

Fontes:

Wikipedia

Korean Historical Dramas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s