문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 역사 - História · Random

풍수지리 (Pungsujiri)

 

dict_pungsu

Pungsujiri é o sistema de geomancia coreano, literalmente, o Estudo dos padrões do vento e da água, e foi desenvolvido pelo mestre da meditação,  Doseonguksa, na era de Goryeo.

Era muito importante na era das dinastias e pode ser definido como um estilo de adivinhação com base na topografia ou como o sistema coreano que avalia as diversas características da terra, montanhas e água, ligando-as então à sorte/infortúnio, paz/calamidade e avanço/retrocesso. Doseonguksa adaptou as várias ideias e práticas do conhecido feng-shui, a geomancia chinesa taoísta, às paisagens e tradições culturais coreanas. Reza a lenda que estas novas teorias lhe foram transmitidas por um espírito do monte Jirisan, a segunda maior montanha da Coreia do Sul, situada na zona sul do país.

Esta teoria tem como base a ideia de que a topografia emite energias que têm influência nas nossas vidas. A Mãe-Terra, simbolizada pelas montanhas e pelos corpos de água (su, 水), quando em harmonia adequada com o céu, produzem energia ou gi (tal como vista em pung, o vento, 風), criando locais propícios, os chamados myeongdang. Idealmente, a parte de trás do local deverá ser protegida por uma montanha, tal como a este e oeste, abraçando o hyeol, de onde brota a energia. Igualmente importante será ter um corpo de água corrente, para ajudar a afastar as más energias.

img_0068
Centro histórico de Seul, com o palácio Gyeonbukgung ao centro

Ainda nos dias de hoje se utilizam estas teorias quando se inicia algum tipo de construção, por exemplo, casas ou quando se escolhe o local onde se vai sepultar alguém. Para se conseguir calcular o melhor local de construção, são solicitados os serviços de especialistas, que utilizam uma ferramenta chamada yundo, uma espécie de bússola, para avaliar os fluxos energéticos de um determinado local. Consoante o tipo de fluxos de um local e o tipo de cruzamento dos mesmos, acredita-se que poderá ser ditado o destino de uma família, de uma cidade ou mesmo de um país.

various-feng-shui-compass-korea

Actualmente, estes especialistas continuam a ser chamados para avaliarem a construção de determinados tipos de edifícios, como templos ou edifícios importantes. Estas práticas conseguem ser aliadas e complementar verificações científicas, criando uma abordagem filosófica com base na ciência e na ecologia, geografia e história.

Fontes:

http://www.antiquealive.com/Blogs/Korean_Feng_Shui.html

http://www.san-shin.net/Pungsu-jiri.html

Sketches of Korea, an ilustrated guide to Korean culture (de Benjamin Joinau e Elodie Domand de Rouville)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s