문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 역사 - História

대한민국 원, o won sul-coreano

O won, que em coreano se escreve , cujo símbolo é e código internacional é KRW é a moeda utilizada na Coreia do Sul. Um won é dividido em cem jeon, a sua unidade sub-monetária, que actualmente já não é utilizada para transacções diárias. Esta moeda é emitida pelo 한국은행 (Hanguk Eunhaeng), o banco da Coreia, com sede em Seul. A palavra won é um cognato (palavra que partilha a origem etimológica) de yuan e yen, as moedas da China e do Japão, respectivamente. Durante a ocupação japonesa, o won foi substituído pelo iene, com uma cotação 1 para 1, o que permitia uma coexistência inicial das duas moedas.

O won foi reintroduzido a 9 de Junho de 1962 sendo o Banco da Coreia a única instituição com o direito de emissão. O dinheiro é imprimido/cunhado na KOMSCO, uma empresa controlada pelo Banco, igualmente responsável pelo armazenamento do dinheiro em stock. O Banco da Coreia é a única instituição com direito de emitir cédulas e moedas na Coreia do Sul. Elas são imprimidas/cunhadas na KOMSCO, uma empresa estatal sob controle do Banco da Coreia, que também é responsável pelo armazenamento do dinheiro guardado em estoque.

Segue-se uma breve descrição de quem/do que figura nas notas e moedas sul-coreanas.

Yi Hwang (이황) ou Toegye (퇴계)
(1501-1570)

Criança-prodígio, aprendeu os Analectos de Confúcio aos 12 e aos 18 já tinha escrito um dos seus poemas mais famosos. Ocupou vários cargos do governo e foi inspector real secreto. É também famoso pelos seus ensinamentos neo-confucianos e foi professor de Yulgok, que figura na nota de 5000 won).

Yi I (이이) ou Yulgok (율곡)

(1536-1584)

Aos 3 anos já sabia ler, aos 7 tinha terminado as aulas de confusionismo clássico, aos 13 foi aprovado no exame literário e aos 16 decidiu dedicar-se ao estudo do Budismo. Famoso pelos seus ensinamentos neo-confucianos, foi discípulo de Toegye. Na sua época, sugeriu que a Coreia devia aumentar o seu exército pois os japoneses iriam invadir brevemente, o que realmente aconteceu com a batalha de Imjin.

Nesta nota figura o Rei Sejong (세종대왕 – Sejongdaewang), 1397-1450. Criador do hangul, o alfabeto coreano.

Shin Saimdang (신사임당)
(1504-1551)

Foi mãe de Yi I e calígrafa, poeta, escritora e artista.

 

As moedas:

Pagode Dabotap (다보탑) – Pagode localizado no templo de Bulguksa, em Gyeongju.

Espiga de arroz.

Imagem do Almirante Yi Soon-sin (이순신, 1545-1598), que lutou na guerra de Imjin contra os japoneses.

 

Grou.

Fontes:

Seoulistic

Wikipedia

Bank Note News

Exploring Korea

Anúncios

2 thoughts on “대한민국 원, o won sul-coreano

  1. Olá. Quanto mais ou menos daria para comprar de won coreanos com 50 mil reais ? Por favor, faz um paralelo da moeda brasileira com a coreana. Por favor, quanto mais ou menos uma pessoa deveria ganhar por mês para viver de forma confortável em Seul , mas sem gastos exorbitantes. Quando falo confortável, é morar em um apartamento confortável, em um bairro classe média mas sem grandes gastos . Coloca para mim em reais e em won para eu entender . Desde já, muito obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s