문화 - Cultura · 한식 - Gastronomia

김밥 Kimbap

김밥 (Kimbap ou Gimpab) é um prato coreano muito popular, feito com arroz temperado com sal e óleo de sésamo (ao invés do sushi que é temperado com vinagre) envolvido em gim (folhas de alga seca)o seu recheio é variado. Os recheios mais populares são ovo, fish cake, fiambre, delícias do mar, vegetais (cenoura, espinafre, pepino, danmunji – um tipo de rabanete) mas, no fundo, o recheio fica ao critério de quem fizer o kimbap, vale praticamente tudo!

O que veêm na imagem foi feito por mim e por outra administradora do blogue e foi feito apenas com recheio de ovo e fiambre e posso garantir que apesar de simples é muito saboroso e fácil de fazer. Muitas vezes este prato é comido em piqueniques ou como almoço ligeiro para levar para o trabalho ou para a escola.

10962041_10153017428795605_663858702_n

Passemos à receita, com alguns ingredientes que são relativamente fáceis de encontrar por terras lusas. Esta receita tem por base a receita da Maangchi mas sem alguns ingredientes.

Para 4-5 rolos de kimbap (2, 3 pessoas):

  • 5 folhas de gim (ligeiramente torradas)
  • 4 chávenas de arroz carolino cozido (não é necessário nenhum arroz especial)
  • 1 cenoura grande, cortada aos palitos
  • aprox. 250 gramas de espinafres (um molho pequeno, fervido, passado por água fria e espremido)
  • 3 ovos
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de chá de molho de soja
  • 1 colher de sobremesa e uma colher de chá de açúcar (branco ou amarelo)
  • 1½ colher de chá de sal
  • 2½ colheres de sobremesa de óleo de sésamo
  • óleo vegetal

Arroz:

Cozer normalmente (mas sem tempero nem refogado ou estrugido!) de forma a que não fique demasiado solto pois isso vai dificultar o enrolar do kimbap. Colocar numa taça grande, juntar o sal e o óleo de sésamo (2 colheres de sobremesa) e misturar com uma colher de pau. Deixar arrefecer, cobrir e colocar de parte.

 

Espinafres:

Colocar os espinafres escorridos numa taça, juntamente com dois dentes de alho triturados, meia colher de chá de sal e 2 colheres de chá de óleo de sésamo. Misturar com as mãos e colocar num prato.

Cenouras: 

 

 

Temperar a cenoura cortada aos palitos com um quarto de uma colher de chá com sal. Misturar tudo e deixar absorver. Aquecer uma frigideira e colocar um pouco de óleo vegetal. Tirar o excesso de água da cenoura e saltear durante 1 minuto. Colocar no prato junto com os espinafres.

Ovos:

Partir 3 ovos para uma taça e adicionar um quarto de uma colher com sal. Misturar com um garfo. Colocar um pouco de óleo numa frigideira anti-aderente (deixar apenas uma película fina). Colocar o fogão no mínimo e colocar os ovos da frigideira, espalhando. Quando a parte inferior estiver cozinhada, virar com uma espátula. No fundo, fazer uma omelete 🙂 Cortar em tiras e juntar num prato com os outros ingredientes.

Vamos enrolar o kimbap?

Na receita recomendam a utilização de tapetes de bambu (que podem ser encontrados em vários locais, desde lojas dos chineses a supermercados) mas não é estritamente necessário. Basta uma boa tábua que não escorregue e consegue-se enrolar bem.

1. Colocar a folha de gim com a parte brilhante para baixo.

2. Colocar o arroz sobre a folha, cobrindo-a toda menos um pouco da margem (cerca de um centímetro).

3. Pôr os ingredientes numa das pontas da folha, sobre o arroz. Pegar na parte da folha virada para nós e começar a enrolar, passando por cima dos ingredientes. Fazer uma ligeira pressão para ficar tudo no sítio. Quando chegar à margem que não tem arroz, pegar num pouco de arroz e esmagar para fazer uma espécie de cola, que vai permitir que o rolo fique preso. Pressionar para fixar bem.

Repetir até terminarem os ingredientes.

4. Colocar um pouco de óleo de sésamo sobre os rolos (opcionalmente podem colocar algumas sementes de sésamo).

5. Cortar os rolos aos bocados, de forma que possam ser comidos com facilidade. Usar uma faca afiada e molhá-la com água entre cortes se necessário, pois isso isso vai limpar a goma do arroz da faca e permitir um corte mais preciso.

 

O kimbap está pronto a comer 🙂

잘 먹었습니다!

 

Anúncios

3 thoughts on “김밥 Kimbap

  1. Adorei a receita..Cozinho bem!!! E estou estudando bem muito a Coréia (sou escritora filósofa arquiteta e trabalho com sustentabilidade). Além de escrever um script/ romance sobre o país e EUA. Preciso saber e pesquisar na internet qual tipo de polvo e mariscos tem a ilha de Jeju …se pude me enviar mais dicas , agradeço antecipadamente, vvel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s