문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 역사 - História

Dojang (도장)

Bronze Korean seal, dated between 935 and 1392

 

Dojang ( 도장) são selos coreanos , um carimbo de madeira, pedra ou jade. Por vezes podem ser feitos de marfim, o que eleva o seu valor. Poucos são os selos conhecidos feitos de bronze ou aço. Os selos do Estado são normalmente de ouro ou jade de elevada qualidade. É usado como equivalente de assinatura pessoal em documentos e tem valor legal. 

Contexto histórico

O selo foi introduzido na Coreia no século II AD, aproximadamente. O registo mais antigo é o selo real dos reais de Buyeo, com a inscrição Selo do Rei de Ye  (濊王之印, 예왕지인), tendo o seu uso tornado-se popular durante o período dos três reinos. 

Existiam dois tipos de selos do estado: Gugin (국인, 國印) que era atribuído pelo imperador da China aos reis coreanos, com o objectivo de manter as relações fraternais entre os países. Era usado na coroação. Os outros selos, de nome eobo (어보, 御寶) ou eosae (어새, 御璽), eram usados na comunicação com outros países que não a China e a título doméstico.

Com a fundação da República da Coreia em 1948 foi criado o guksae (국새, 國璽), o novo selo do estado e é usado na promulgação da constituição, nomeação de membros do governo e embaixadores, na conferência de ordens nacionais e em documentos diplomáticos importantes.

Os selos Nakkwan (낙관, 落款) eram usados pelos artistas para identificarem os seus trabalhos. Esculpir selos é considerado uma arte, e muitos artistas faziam os seus próprios selos, sendo os do calígrafo e historiador de Joseon  Kim Jung-hee (Wandang ou Chusa) são considerados antiguidades de grande valor.

 

 

Na Coreia actual, ainda é costume usar selos.

São utilizados em documentos públicos e grande parte dos coreanos tem o seu próprio selo, acontecendo o mesmo com as empresas.  As assinaturas são igualmente válidas mas o uso do selo atribui um maior nível de formalidade aos documentos (em 2008 o Tribunal Constitucional Coreano considerou um documento escrito à mão e assinado inválido por não apresentar um selo registado).

Ainda que se conte com a introdução de um sistema electrónico para prevenir fraudes, este sistema de selos registados introduzido pelo governo colonial japonês em 1914, ainda é usado na actualidade, sendo os ingam utilizados em negócios importantes e outro tipo de dojang em documentos mais comuns.

Fontes:

Wikipedia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s