문화 - Cultura

돌잔치 (doljanchi) A tradicional festa do primeiro aniversário

No passado, por causa da falta de informação médica, das condições atmosféricas extremas das diferentes estações do ano na Coreia e por causa de muitas doenças infantis, a taxa de mortalidade infantil era extremamente alta. Muitas crianças morriam antes do seu primeiro aniversário. Depois de fazerem um ano de idade, a taxa de sobrevivência aumentava muito, fazendo do primeiro aniversário da criança uma data muito especial para os pais. O primeiro aniversário era tão importante que antigamente toda a aldeia participava nas celebrações. Também é um costume celebrar os 100 dias da criança (baek il), mas na maioria dos lugares é uma data muito menos importante que o 돌잔치 (doljanchi) ou 돌 (dol).

A celebração tradicional do 돌잔치 (doljanchi) significa literalmente “banquete para celebrar o primeiro aniversário” e tem quatro partes:

1) Rezar e agradecer aos deuses

Antes da refeição os pais costumavam rezar a  Sanshin (o deus da montanha) e Samshin (o deus do nascimento). Para preparar a mesa para a reza, os pais colocam uma malga de arroz branco cozido, a sopa de mostarda do mar (미역국) e uma malga de água pura na mesa. Ao lado da mesa são colocados os samshin siru (bolinhos de arroz vermelhos em camadas). Estes bolinhos de arroz não eram partilhados com pessoas fora da família porque os coreanos acreditavam que partilhar este tipo de bolinhos de arroz com pessoas fora do circulo familiar trazia má sorte para a criança.

Depois de a mesa estar preparada, a mãe ou a avó da criança rezavam com as duas mãos juntas, esfregando as palmas das mãos uma na outra, pediam longa vida para a criança, desejavam sorte ao deus da montanha e agradeciam ao deus do nascimento. Isto era acompanhado por vénias constantes e os membros do sexo masculino não podiam participar nesta cerimónia, só as mulheres podiam participar. Esta cerimónia podia ser realizada na manhã do aniversário da criança ou na noite anterior ao aniversário.

2) As crianças vestem o hanbok tradicional para este dia

Na celebração do primeiro aniversário a criança veste a roupa tradicional coreana – hanbok –  os hanboks escolhidos para as crianças vestirem neste dia são coloridos e são diferentes dependendo do sexo da criança e como são hanboks especialmente feitos para este dia são chamados de Tolot (돌옷 – roupa do primeiro aniversário). Meninos e meninas usam um cinto que dá duas voltas à cintura e que se chama tolddi 돌띠 para dar longevidade à criança e um Tol jumuni (돌주머니- uma pequena bolsa) para dar sorte. Os bébes usam também um chapéu tradicional, um Jobawi (조바위) ou Gulle (굴레) nas meninas e um Bokgeon (복건) ou hogeon (호건) nos meninos. Para proteger a longividade na criança não são usados botões no hanbook do primeiro aniversário.

돌띠 – Tolddi
돌주머니 – tol jumuni
돌옷 – tol ot

3) Preparar a mesa e o Toljabi

Para celebrar o primeiro aniversário da criança os pais preparam uma grande variedade de comida que inclui:  mais de 12 variedade de Tteok (떡), sendo que estes dois tipos de tteok: paekseolgi e susu-kyongdanare estão sempre presentes na mesa. Uma grande variedade de frutas que variam conforme a época do ano. Na mesa também tem de ter uma malga de arroz, sopa de mostarda do mar (미역국) e etc.

Significado de algumas alimentos presentes na mesa:

– paekseolgi (bolinhos de arroz branco cozidos a vapor) simbolizam espírito puro e divino e longevidade.

– susu-kyongdan ( bolinhos de arroz cobertos com feijão vermelho) usados para afastar os espíritos maus, para que a criança cresça saudável. (Os coreanos acreditam que o Mal não gosta da cor vermelha).

Os coreanos acreditam que preparando estes dois tipos de bolinhos de arroz em cada aniversário até a criança completar 10 anos, que a criança não ficará doente e irá crescer saudável.

 – injulmi e chal ddeok  (bolinhos de arroz espessos) são preparados para desejar que a criança seja persistente e forte, por causa da consistência espessa dos bolinhos.

– songp’yeon (bolinhos de arroz recheados em forma de meia lua). Dois bolinhos da lua diferentes são preparados. Um é deixado vazio por dentro e outro é recheado. O bolinho da lua vazio significa que a criança irá crescer com bom coração e o bolinho recheado significa que a criança será sensata.

– Jujubas e fruta são para os descendentes da criança se multiplicarem e prosperarem.

– Noodles  representam uma longa vida.

Para além da comida outros elementos são necessários para o Toljabi, antigamente na mesa era colocados: um grande rolo de fio, um pincel, um kit coreano de caligrafia, um livro, dinheiro (notas de 10.000 mil wons) , arcos e flechas (agulhas, tesouras e uma régua para as meninas). Hoje em dia  os pais agora escolhem os items que querem ver presentes na mesa, hoje em dia items mais modernos são colocados na mesa como: computador, estetoscópio, microfone, bolas, livros, etc.  são dispostos na mesa para prever o futuro da criança.

No toljabi a criança escolhe vários items da mesa, e esses items escolhidos, irão prever o futuro da criança, assim acreditam os coreanos. A primeira e a segunda coisa que a criança escolher são considerados os mais importantes. Normalmente os pais colocam o que desejam que os seus filhos segurem perto da borda da mesa. O futuro da criança é previsto segundo os items que ela escolheu. Por exemplo se a criança escolher uma bola será um atleta, se escolher um computador irá trabalhar com tecnologia, se escolher um microfone será cantor, etc, etc.

4) Partilhar a comida com os convidados

No final do tolbabi a família da criança prepara a comida com os convidados. Normalmente os convidados juntam-se para oferecer um anel em ouro à criança , mas o anel não é para ser usado pela criança, normalmente os pais usam-no mais tarde para ajudar a pagar os estudos da criança ou em outras despesas. Hoje em dia os pais oferecem também aos convidados uma pequena recordação do 돌잔치.

Hoje em dia alguma das tradições deixaram de ser praticadas, nomeadamente a reza e agradecimento aos deuses e o local onde a celebração é realizada. Actualmente os 돌잔치 (doljanchi)  já não são celebrados em casa, muitas pessoas alugam um salão de festas e convidam toda a família e conhecidos para a festa. Por vezes a celebração do 돌잔치 (doljanchi) é ainda mais importante que o próprio casamento dos pais da criança. Hoje em dia existem também empresas especializadas em organizar este evento, são organizadas verdadeiras sessões fotográficas durante o 돌잔치 (doljanchi)  de uma criança.

Fontes: wikipedia; lifeinkorea.com

Imagens: google

Anúncios

One thought on “돌잔치 (doljanchi) A tradicional festa do primeiro aniversário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s