문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · K-Boys · K-Girls · K-Pop

Amor ou Fanatismo? – O problema das Sasaengs [Parte 2]

PARTE 1

A sasaeng “L”, que foi fã sasaeng desde o 8º ano até ao 12º ano. “Tornei-me em fã sasaeng porque assim podes falar com celebridades. Quando as esperas nos dormitórios ou outros sítios que estas frequentam, elas começam a reconhecer-te e podes falar com elas.”. Ela acrescentou ainda: “Quando te reconhecem tu és preenchido com um sentimento de orgulho, possessão, e outros pensamentos imaginativos”.”

Para entrar nos dormitórios, as sasaeng irão distrair os guardas (criando uma luta imaginária, etc) para que possam entrar no portão. Escondem-se em lugares como por exemplo o sótão ou a arrecadação.

Uma outra sasaeng que veio à televisão começou quando estava no 7º ano escolar. “Comecei como sasaeng dos TVXQ mas depois mudei-me para outro grupo. Há uma enorme variedade de sasaengs, desde alunos da escola primária a adultos de 40 anos. Até há algumas mulheres grávidas que vêm e acampam de noite, assim como muitas fãs japonesas e chinesas”.

Quando lhe perguntaram qual o pior tipo de sasaengs: “Fãs sasaeng que tocam ou batem nos ídolos. Uma vez um membro estava a sair quando uma sasaeng o apanhou pelos cabelos, provocando a sua queda. Ele acabou por magoar o seu cóccix. Ela só o fez porque queria que ele se lembrasse dela, mesmo que seja por algo mau”.

Aqui podemos ver Changmin (DBSK) a levar com uma mala de uma fã repetidas vezes nos ombros e na cabeça. Quando os outros membros se juntaram a ele, ele já chorava. Aquela mala estava por dentro cheia de pedras.

Fãs sasaeng não só os perseguem como guardam registos online. Na verdade, criam um blog que dá a conhecer todas as actividades dos seus ídolos, tencionando ficar assim famosas. Quantas mais visualizações ganham mais populares ficam. O insólito é – a Coreia tanto condena como ajuda, sendo que muitas agências de jornalismo não só compram fotografias ou notícias a essas fãs sasaeng como mais tarde lhes oferecem um emprego como jornalistas. Triste, mas verdadeiro.

Como podemos ver nesta publicação:

Isto aconteceu quando Changmin (DBSK) foi ter com um táxi onde estavam sasaengs e lhes pediu pra ir embora. As fãs fecharam a janela, entalando a mão de Changmin, que começou a sangrar. Como podem ver, elas não só publicaram esse acontecimento como usaram bastantes caracteres como “ㅋㅋㅋ” , que significa algo como “risos”.

Ou então isto:

Tradução: “Quem quiser os números de telefone ou de segurança social dos DBSK que me contacte. Não os estou a dar, estou a vendê-los. Não podem mesmo dizer que não o posso fazer. Muitas pessoas têm pedido nos comentários por isso estou a dar-vos uma hipótese”

Elas tiram fotos de eles a dormir, respondem a mensagens dos seus telemóveis, e até instalam GPS nos carros e têm acesso às câmaras de vigilância – link.

E o melhor é: se um ídolo faz alguma coisa, é ele que fica responsabilizado. Exemplo: Vejam aqui neste video em que uma sasaeng agride Yoochun (DBSK/JYJ). Esta dá-lhe um estalo e Yoochun pára-a agarrando-lhe no cotovelo para a afastar, no entanto o que foi noticiado foi que ele bateu uma fã. Reparem com exactidão. Esta foi a versão rápida esta a versão em câmara-lenta.

O que vêem nesta foto? Temos o Yunho dos DBSK, e várias pessoas atrás. E se eu vos disser que todas são sasaengs? Isso mesmo, até a senhora que está a ser salva. O que aconteceu foi: enquanto perseguia o Yunho, uma das fãs ia quase sendo atropelada por um carro em alta velocidade se Yunho não a segurasse. Depois disso, as outras fãs sasaengs começaram a imitá-la, tentando ser salvas por ele.

Algumas sasaengs são agora conhecidas por se mandarem para a frente do carro que o seu ídolo está a conduzir, para depois exigirem deles uma compensação.

Fartos de constantes perseguições, os ídolos começaram a intervir através dos seus blogs e twitters, pedindo-lhes que se retirem.

Um deles foi Heechul (Super Junior), que antes de fechar o seu twitter deixou este último aviso: “Não venham para a frente de minha casa… Pensei que tivesse me tornado mais simpático agora que tenho 30 anos mas não acho que consiga fazer isto. Ainda tenho um trauma do acidente rodoviário que tive e é assustador conduzir a alta velocidade como se a minha vida dependesse disso. Eu sei que isto pode parecer arrogante e que as pessoas podem ficar desapontadas, mas não posso evitar porque só tenho uma vida. A culpa é minha por não ser mais compreensivo. E a todos vocês, taxistas, não corruptam fãs estrangeiras que não conhecem. Aproveitarem-se de jovens com sorrisos nas vossas caras faz-vos parecer bandidos. Para finalizar, espero que vítimas deste género nunca mais apareçam. Irei viver sossegadamente durante o próximo ano, sem tweetar nada. Vejo-vos daqui a um ano. Obrigado a todos que me desejaram feliz aniversário”.

Também Jang Geun Seok tweetou, enervado ao descobrir que as fãs tinham instalado no seu carro um sistema GPS para saberem onde estava e o perseguirem em táxis. “Fãs sasaeng, vocês pensam que descobriram todos os meus movimentos por me andarem a seguir. Mas sabem que mais? Essas acções afastam-me mais de vocês. Por isso sorriam enquanto podem porque quando estou zangado as coisas podem ficar feias”.

Yoochun também tweetou: “É.. demasiado… eu odeio. As pessoas em frente à minha casa… não consigo pensar nelas sem ser como anti-fãs”. ah.. FRUSTRAÇÃO!!! As pessoas que estão em frente a minha casa… Por favor vão embora.”.

Numa entrevista, Yoochun confessou: “É já muito difícil compreendê-las. Tentei entendê-las durante anos e aceitá-las como parte do nosso clube de fãs [fandom] mas eu honestamente não acho que sejam fãs verdadeiras. Fãs sasaeng aterrorizam-nos com comportamentos inadequados. Sei que as pessoas dizem que isto é algo com que eu deveria lidar, mas não é nada fácil”.

O mesmo aconteceu com Jaejoong: “Durante sete anos, em dias preenchidos, não tinha muito tempo para ver os meus amigos, familiares e outras pessoas de quem gosto. Mesmo o tempo livre que tinha eram gasto em 2 a 3 horas na estrada, e não os pude encontrar. Eu não acho que isso seja amor. Percebo por que é que sentem saudades nossas… porque eu também sentia.”

Ele continuou: “Os cinco membros do grupo experimentaram-no; nós chorámos em casa, chorámos nas ruas, envolvemo-nos em acidentes de carro, mas tudo o que vimos dentro dos táxis sasaeng foram risos e sorrisos. Claro que fingi estar zangado. Mas não digo apenas por mim, não tentem esse método de amor porque tudo o que faz é diminuir a nossa esperança de vida. Peço desculpa por dizer isto a esta hora da noite…”

Já G-Dragon e Taeyang (Big Bang) ficaram bastante incomodados com uma carta enviada por algumas sasaengs que se cortaram e lhes disseram que iriam “morrer por eles”. Aqui fica a prova:

No dia 24 de Fevereiro de 2013, até G-Dragon, que é conhecido pelo seu espírito livre, ficou chateado e tweetou: “Nos últimos dias alguns jovens têm vindo a minha casa…. todo o caminho até ao meu portão… Posso perceber tudo mas isto não está nada certo… Quando a minha mãe e irmã mais velha vêm tarde para casa ficam muito surpreendidas… Não se escondam. Parem de vir a minha casa”.

Até mesmo ao Taecyeon dos 2PM foi enviada uma carta escrita com o sangue da menstruação de uma das sasaengs, que dizia “Dedico ao Taecyeon a carta com o meu sangue do período menstrual. Ok Taecyeon, não podes viver sem mim, polvilhado com alguns fios dos meus pentelhos.” Para provar que a fotografia não era falsa, essa fã até enviou as suas cuecas sujas.

O irónico disto tudo é que esta fã recebeu algumas críticas por parte de outras sasaengs por “não  estar a fazer correctamente”. No ponto de vista destas, esta devia cortar-se e escrever com o seu sangue, só assim teria significado.

Também outros ídolos como SNSD e SHINee têm sasaengs, que entram nos seus dormitórios e perseguem-nos. Até mesmo grupos rookie como os EXO já têm as suas próprias sasaengs. As últimas notícias de acidentes causados por sasaengs foram inclusivamente por causa deles, quando uma sasaeng agarrou no Kai e fez com que ele caísse, aleijando queixo e joelhos. A única coisa que as outras sasaengs fizeram foi tirar fotos e tocá-lo inadvertidamente. Outro acontecimento insólito foi darem a Jongin um ursinho de peluche que se revelou portador de uma câmara de vigilância (inserida num dos olhos do ursinho) quando Jongin foi revistado no aeroporto.

Deixo-vos aqui mais algumas informações:

“TRUTH REGARDING JYJ PRIVATES” -> Um documento bastante informativo que nos dá a conhecer um documentário feito na Coreia mais alguns dos seus actos mais comuns.

Videos:

O que acham deste tipo de fãs? Já sabiam tudo o que tinha sido descrito aqui?

Acham que os ídolos merecem este tratamento? Ou seja, que ao escolherem ser ídolos têm de arcar com inconvenientes destes? Ou isto já é mais do que o aceitável? A verdade é que em 2011 o Governo tomou medidas para prevenir essas acções, mas não tiveram resultados. E vocês, têm alguma ideia?

Fonte: Wikipedia, Significados. com,  Omona they didn’t“TRUTH REGARDING JYJ PRIVATES”, jyjysoul

8 thoughts on “Amor ou Fanatismo? – O problema das Sasaengs [Parte 2]

  1. Meu Deus! Quanto mais eu leio sobre essas “fãs” da Coreia, mais eu fico assustada e irritada. Isso é um absurdo! Elas estão mais, muito mais do que passando dos limites. Estão abusando do seu direto de ser fã. Nenhum ídolo, merece isso. Só porque é uma celebridade, ele não é obrigado a aturar e suportar essas coisas que se denominam fãs, essas tais de Sasaengs. Os ídolos também são humanos, tem sentimentos, sentem dor…mas aí vem um condenada dessas e fica batendo, tentando se matar (que morra então), invadindo a privacidade deles, que falando sério, eles quase não tem, assustando os pobres….acho que o governo da Coreia devia aperta o cerco contra as atitudes dessas Sasaengs. Deviam prende-las, e ainda por cima mandar trata-las, porque sinceramente isso é uma doença.

  2. Nossa!!! Que horror! tadinho do gd e do tae, eu sou fã do big bang como de outros grupos k-pops, mas mds nunca faria isso que maluquice, o máximo que faço é aprender as coreografias deles, pois gosto muito de dançar. Se visse eles pessoalmente ficaria muito feliz e pediria um autógrafo se possível! mas isso ai é satânico!!! credooo!!! x.x

Deixe uma Resposta

