K-Girls · K-Pop · Música coreana para os meus ouvidos

Monochrome de Lee Hyori

Quando se soube que Hyori, a.k.a, rainha do K-Pop, ia regressar com um álbum  novo, fiquei super entusiasmada! Confesso que não conheço bem os seus álbuns nem nada que se pareça mas como tinha gostado muito do H-Logic (o trabalho anterior a este) as expectativas eram elevadas.

E, oh meu Deus, não foram (mesmo!) defraudadas!

O álbum, Monochrome, é simplesmente fantástico. Nestas 16 canções (16!) consegue-se perceber a evolução da Hyori como cantora (não que seja grande espingarda, porque não é) e uma maior sensibilidade na escolha e na composição das faixas. Acho que o namorado da senhora, Lee Sang Soon, cantor e compositor, foi uma excelente influência, pois conseguiu apresentar outros géneros de música à namorada, abrindo-lhe os horizontes musicais, o que claramente teve a sua importância no nascimento deste álbum. Foi um bom esforço!

Decidi então fazer uma espécie de crítica do mesmo. Digo espécie, porque não tenho qualquer competência musical para julgar o trabalho em termos técnicos, vou apenas dizer o que penso de cada canção, focando os aspectos que considero importantes. Vamos lá a isso!

1. Holly Jolly Bus

Super divertida! Adoro o som meio anos 60 – que aliás é o mote por trás de várias músicas do álbum. Dá vontade de dançar!

2. 미스코리아 (Miss Korea)

1.º single do álbum. Novamente o tom retro, desta feita com videoclip a condizer, em tons sépia. A mensagem da canção, também é importante, é uma mensagem de ânimo e de auto-estima.

3. Love Radar” (ft. Beenzino dos Jazzyfact)

Eu tenho várias canções favoritas neste álbum e esta é a primeira delas. Gosto imenso do som descontraído e doce que esta canção consegue juntar.

4. Bad Girls

2.º single. Adorei o MV! É uma canção muito animada e teatral, por isso faz todo o sentido os cenários pintados no vídeo. A dança também está fantástica!

5. 내가 미워요 (I hate myself)

Acho que é das que menos gosto do álbum mas isso não significa que não seja boa. Apenas lhe falta qualquer coisa.

6. 사랑의 부도수표 (Bounced checks of love)

Oh my god, so country! HEHE A letra é muito gira e adoro o som que conseguiram alcançar!

7. Full Moon

Na minha opinião, uma das melhores do álbum. É super funky e os instrumentos adequam-se na perfeição!

8. Trust Me

Ainda não decidi se me faz lembrar a Amy Winehouse ou não…. é uma boa canção.

9. Special

Gosto muito início da canção, com as vozes a fazer as vezes de baixo. Mais uma canção divertida, fácil de acompanhar e de cantar com a Hyori.

10. Amor Mio  (Dueto com Bak Ji-yong dos Honey G)

3.ç single. Ao princípio, fiquei um pouco assustada com o título da canção, mais por ser em espanhol. Mas fui parva porque a canção é muito bonita. Novamente, a Hyori não é melhor cantora do mundo mas as canções neste álbum adequam-se à sua voz e o seu companheiro de dueto é simplesmente fantástico.

11. 누군가 (Somebody)

Com um toque de jazz, é uma canção sensual.

12. 묻지 않을게요 (Wouldn’t ask you)

Divertida! O som não tem nada a ver com o tema da canção mas a ideia é interessante, falar sobre as separações com toque de ironia, juntamente com o kazoo (lol) e a guitarra simples.

13. 미쳐 (Crazy)

O início faz lembrar um pouco a Duffy mas é um canção com um toque retro que se torna completamente viciante.

14. 쇼쇼쇼 (Show Show Show)

AMO. A forma como é cantada, os acordes simples mas inquietantes, um crescendo pouco discernível mas que está lá. Uma letra que fala sobre ilusão, o esconder e revelar de sentimentos, combinada com sentimento de tristeza com que é cantada. Muito bom.

15. Better Together

Também gosto muito desta. Gosto especialmente as vozes do coro.

16. 노 (Oars)

Novamente uma canção que consegue enfeitiçar pelo tom de mágoa e tristeza e pelo refrão com o Yiuhdosana Yiuhdosana. Mais uma das minhas favoritas. A propósito, Yiuhdosana é o que as mergulhadoras de Jeju, as haenyo, dizem quando partem para o mar.

Em suma, acho que esta álbum está muito bem conseguido, a produção está “on point”, a escolha de canções foi bem feita e a Hyori consegue brilhar. Espero que continue a surpreender-nos assim, com boa música pop e que continue a explorar outros géneros musicais que possam trazer uma maior diversidade ao seu trabalho.

Aqui podem encontrar todas as canções do álbum com legendas em inglês 🙂 Enjoy! http://www.youtube.com/user/xithieuiot?feature=watch

Deixe uma Resposta

