문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · K-Pop

Quão importante é o kpop na Coreia e para os coreanos

[This article was written for The Korea Blog]

Para muitos de nós, o kpop foi o primeiro contacto “directo” com a Coreia do Sul. Comigo foi assim, comecei por ouvir kpop, depois comecei a ver programas de televisão e dramas, depois disso comecei a aprender a língua, a conhecer a cultura, etc, etc, e apaixonei-me pelo país. Antes de ter ido à Coreia e de ter travado amizade com alguns coreanos, pensava que o kpop era tão importante na vida deles como era na minha. Mal eu sabia o quão estava enganada! Quando viajei para a Coreia, sofri “uma pequena desilusão” ao perceber que o kpop não era importante como eu imaginava.

Quando travei amizade com alguns coreanos, no meu primeiro contacto directo com coreanos, fiquei “desiludida”. Pensava que todos iriam conhecer ao pormenor grupos como DBSK, BIGBANG, Super Junior (isto foi antes de 2010). De certa forma conheciam-nos, porque eles apareciam na tv, mas não sabiam os nomes dos membros, só conheciam uma ou duas músicas deles e não demonstravam qualquer interesse por eles. E à medida que fui conhecendo mais coreanos, mais isto se veio a comprovar: o kpop não é importante nas vidas deles.

As minhas duas melhores amigas coreanas, que são da minha idade, não têm qualquer tipo de interesse por kpop. As duas têm personalidades muito diferentes, gostam mais de músicas de bandas indie ou rock, não de kpop. Conheciam as bandas que eu mais gostava, mas não conseguiam compreender o meu fascínio pela música pop coreana (e ainda não conseguem). O kpop na Coreia é mais uma coisa para adolescentes até aos 17 anos, os fãs mais velhos, continuam a ser fãs dos grupos depois de crescerem, mas não têm tempo para ser fãs como eram antes, por causa dos estudos.

Esta ideia que o kpop é extremamente popular na Coreia do Sul é dada pelos site de notícias a que nós recorremos, eles escrevem e traduzem os artigos que são relacionados apenas com o kpop, falam das companhias de música mais famosas entre os fãs estrangeiros, e falam dos seus artistas preferidos. Se conhecerem alguns coreanos e se seguirem alguns coreanos nas SNS (twitter, facebook, tumblr) verão que as coisas mais famosas na Coreia, normalmente são desconhecidas dos fãs internacionais, porque essas não são traduzidas, porque  acham que não serão pontos de atracção para os fãs internacionais.

A presença de idols em muitos programas de televisão e dramas é constante, sim é. Porquê? O kpop é direccionado para os fãs mais jovens, muitos na adolescência. Será que alguém consegue aturar um adolescente quando não pode ver o que quer na tv? Um drama com um ou dois idols consegue vender melhor o drama para outros países e atrair mais compradores (muitos estrangeiros) para comprar merchandise relacionada com o drama. É para atrair estes nichos de mercado que os idols aparecem constantemente na tv. O boom do kpop começou na Ásia e são os fãs asiáticos que mais viajam para a Coreia. As lojas de cosméticos escolhem sempre estrelas famosos no Japão, para atrair as fãs (e o dinheiro) dessas fãs, e o merchandise que encontrarão será maioritariamente de grupos com sucesso no Japão.

Muitos fãs de kpop pensam que chegando à Coreia, ouvirão as músicas dos seus idols favoritos em todo o lado, que encontrarão merchandise em todo o lado e que basta passear pelas ruas para encontrar idols e famosos em todo o lado (claro que pode acontecer, mas terão de ter muuuita sorte). Pensam que chegam à Coreia e que as pessoas sabem tanto de kpop como nós, fãs internacionais… não fazem ideia do quanto estão enganados. Das várias vezes que fui à Coreia só em duas delas vi celebridades, e porque fui a sítios onde é usual elas aparecerem – estações de televisão ou concertos.

Quando fui pela primeira vez à Coreia do Sul, fiquei chocada por me aperceber que só em lugares como Myeongdong, Namdaemun, e ocasionalmente em lugares como Insadong e Dongdaemun, existia merchandise de kpop. Claro que nas lojas de música existiam os cds de kpop, mas apenas isso. Eu pensava que em loja sim, loja também iria encontrar coisas de kpop… É normal ouvir-se kpop nas ruas da Coreia? Sim, nas ruas dos locais atrás referidos ou em algumas lojas ou restaurantes, mas é basicamente nesses locais que passa uma ou outra música de kpop. Nas rádios não é só kpop e muitas músicas de muitos grupos por nós, fãs estrangeiras, adorados não passam nas rádios.

É claro que a Coreia tem que explorar esta popularidade do kpop para promover o país, como aconteceu comigo, aconteceu e acontecerá com outras pessoas, o kpop será a forma de descobrir um fantástico país. Por isso o governo da Coreia aposta cada vez mais na promoção do kpop. Neste momento o kpop é a janela de abertura da Coreia do Sul para o mundo.

Muitas fãs internacionais vivem na sua própria realidade de kpop, mas a realidade coreana é muito diferente. O debut de alguns grupos é muito badalado entre as fãs internacionais, esses grupos ganham muitas fãs, mas na realidade na Coreia, quase ninguém sabem quem eles são, as músicas deles não passam nas rádios, nas lojas e é difícil de encontrar merchandise desses mesmos grupos e muita gente nem faz ideia dos nomes deles. Um exemplo deste facto: nos MAMA de 2012 houve quase que um fanwar entre as fãs de dois grupos na luta para o prémio de rookie do ano. Quem acabou por vencer o prémio foi outro grupo que pouco interesse despertou entre os fãs internacionais, mas que na Coreia foi o furor do ano e que as músicas passavam em todo o lado e que chegaram todas a nº1 nos tops de música.

Apesar de os idols aparecerem frequentemente na televisão, isso não significa que a maioria do público ame o kpop, quando conhecerem um coreano, não falem logo de kpop, a maioria não sabe nem um terço do que nós sabemos. Não pensem que toda a gente vive e respira kpop como certas fãs estrangeiras, claro que existem die hard fãs, mas são raras. Muitas vezes o kpop é mal visto, ainda me lembro que uma vez fui ver um evento de kpop em que umas quantas estações de televisão estavam a filmar e as coreanas todas taparam a cara para não serem filmadas.

Quando visitarem a Coreia pela primeira vez, não corram logo atrás das coisas de kpop, visitem primeiro os palácios, museus, paisagens naturais, os melhores distritos para fazer compras e só depois pensem no kpop. A Coreia é muito mais que kpop, e o kpop não chega aos pés da gastronomia, história e cultura daquele país. Não viajem com a ilusão de tudo e em todo o lado ser kpop, descubram e aproveitem o país maravilhoso que é a Coreia do Sul.

5 thoughts on “Quão importante é o kpop na Coreia e para os coreanos

  1. Não tem completamente a ver com o assunto do post, mas já agora partilho a minha história de descoberta do kpop.
    Eu tive um “percurso” diferente da maioria dos fãs internacionais de kpop: como estava a viver na China, relativamente perto da península coreana, primeiro tive contacto com restaurantes e lojas de roupa coreana, estudantes coreanos e algumas séries que apanhei por acaso na tv (e depois continuei a explorar online). Quando surgiu a oportunidade de visitar Seul eu não conhecia praticamente nada de kpop (tinha uma noção muito vaga do “Sorry, sorry, sorry”), só reconhecia alguns atores mais famosos. Uma amiga ainda me mostrou um vídeo do GD&TOP uns dias antes da viagem, achei muita piada, mas ficou por ali. Uma vez em Seul apaixonei-me perdidamente pela cidade, os monumentos, o civismo, a limpeza, a organização, as coffee shops, os parques, os coreanos altos e bonitos (mas sempre acompanhados da namorada, só casalinhos por todo o lado!)… E, de tanto ver os Bigbang na tv a pedir aos fãs para votarem neles para ganharem os EMAs, fiquei curiosa e estraguei a minha vida… Estou a exagerar, mas acho que qualquer fã dos BB acima dos 20 e tal anos compreende o que estou a dizer…

    Concluindo, do contacto que tive com algumas jovens coreanas por volta da minha idade, também fiquei com a ideia de que elas conhecem os artistas, mas não os seguem apaixonadamente nem se importam muito com o universo do k-pop.

    1. Eu sei como é, também vivi na China, quando se chega a Seul depois de estar na China é como chegar ao paraíso. Eu chorei muito quando voltei à China depois da viagem a Seul.
      Sim, como te percebo, acho que 90% das fãs com mais de 20 anos te percebem, eu também acho que estraguei a minha vida, mas pelo menos sou muito feliz a cada comeback.

  2. Eu já sabia disso.. Descobri vendo alguns números de vendas sobre kpop e dramas e os “recordes” de venda.. Que alias são patéticos.. snsd foi o que “mais vendeu” e não passou nem 1 milhão de cds físicos.. Em Seoul tem mais de um milhão de habitantes, imagina no resto do pais, alias que achei engraçado, pq acho ridículo “tanta gente” amar snsd, sendo que elas são tão melequentas..

    Mas depois de ver algumas coisas sobre as adolescentes que são 99% das fãs do grupo.. Reparei porque elas são tão toscas em programas/musicas/videos/entrevistas/shows…

    Alias, acho que o cantor faz o publico, se o k-pop não é tão famoso, tanto dentro da coreia, quanto no resto do mundo, é porque eles não tem talento..

    Sinceramente.. NUNCA vi NINGUÉM no k-pop que cantasse melhor que a 인순이.. Eu gosto muito dela alias, e sei que os coreanos não gostam muito dela por causa dela ser filha de estadunidense, e obviamente por ser negra.. Mas um artista coreano que realmente merece reconhecimento no exterior é ela.

  3. O teu texto é mesmo um abridor de olhos para quem não conhece a Coreia e eus habitantes como eu porque realmente acreditava que seria muito mais fácil encontrar merchandise ligada a ela do que pelos vistos é.
    Eu o li fascinada e com a boca, figurativamente falando, aberta de espanto.
    Se bem que uma só coisa não me surpeendeu: a dificuldade em encontrar um ídolo a passear casualmente pelas ruas de Seoul.
    Mas isso é porque não imagino ídolos a fazerem isso por causa das vidas ocupadas que levam.
    Parabéns pelo texto está muito bem escrito e interessante.

Deixe uma Resposta

