문화 - Cultura · K-Pop · Random

트로트 Trot, a origem do kpop? (aka: O Pimba da Coreia)

Muitos fãs de música coreana quando pensam em música Trot (트로트), como o equivalente na música coreana à música pimba em Portugal, mas o trot é mais que isso, segundo muitos, é a origem do kpop, ou seja, foi o primeiro tipo de música pop na Coreia. Podemos encontrar as origens do Trot no início do século XX, por volta da altura em que a península coreana foi invadida pelo Japão e se tornou uma colónia deste (tendo sido anexada em 1910). Mas este género não teve origem na Coreia, e sim no Japão no final do século XIX, a música pimba japonesa, conhecida por enka (演歌) foi importada para a Coreia. A enka tinha como objectivo dar ao mundo ocidental uma imagem de modernidade, por isso os sons tipicamente ocidentais foram misturados com os sons mais tradicionais do Japão, criando assim um estilo de música pop moderna.

No início os coreanos aproveitavam as melodias da enka acrescentando as suas próprias letras, mas gradualmente começaram a adaptar o género e começaram a produzir o Trot. A introdução da música produzida em massa e da rádio levou este género primitivo de Trot a tornar-se a forma mais antiga de música popular na Coreia – muitos ainda a chamam de kpop.

Apesar da ocupação japonesa ter terminado em 1945, a música Trot continuou a ser popular na Coreia do Sul. Na verdade, era um refúgio numa época de grande opressão, já que as primeiras três décadas da Coreia do Sul foram marcadas por regimes autoritários de dois ditadores militares. Durante esse tempo, o Trot continuou a expandir-se em termos de versatilidade e popularidade, e os cantores trot continuavam a incorporar elementos da música popular nos Estados Unidos da América e Europa nas suas melodias.  A música Trot das últimas décadas pode ser rápida, calma, romântica, inspirada no bolero, etc, etc, mas tem mantido uma característica desde o seu início: o ritmo simples e o uso da Escala Yonanuki (Escala Menor,sem o Re e o Sol). A sua uniformidade levou este género de música a ser classificado como “não sofisticada”.

Por ter tido a sua origem na música japonesa, grande discussões se geraram por causa do trot, se deveria ser considerado música coreana, se os coreanos deveriam continuar a reproduzir este estilo. Apesar de tudo isto, o Trot sobreviveu e continua a ser um dos géneros mais populares na Coreia, sobretudo entre a população mais velha.A musicalidade e as letras da música Trot exprimiu e continua a exprimir o coração do povo coreano ao longo da história, e deve ser essa a razão pela qual, e sobretudo por isto, que os coreanos continuam a escutar este tipo de música.

Alguns do cantores mais populares de música Trot são: Tae Jin ah 태진아 (o pai do cantor Eru e acho que as fãs dos DBSK devem conhecer este senhor por outro motivo :p), Song Dae Kwan 송대관, estes dois conhecidos como rivais do Trot, mas que na verdade são grandes amigos. Entre a geração mais nova de cantores, os mais famosos são Jang Yoon Jung 장윤정Park Hyun Bin 박현빈 (conhecido pelo Príncipe do Trot coreano), Hong Jin Young 홍진영.

A música Trot é tão popular que até alguns conhecidos idols tentaram a sua sorte no mundo da música Trot, como o Daesung dos BIGBANG, que lançou dois singles trot, a Yuri e a SooYong das SNSD, os Super Junior, que formaram o sub-grupo Super Junior T (T de Trot).

E já agora um bonus, ou melhor um monte de bonus, conhecidas músicas do kpop na sua versão trot:

Fontes: Seoulbeats; wikipedia

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s