문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

Jjimjilbang (찜질방)

Jjimjilbang é, na sua essência, uma casa de banhos pública coreana. Existem vários tipos de jjimjilbang, que são uma mistura de sauna (사우나), spa, salas de entretenimento – e também alojamento. Estas casas são separadas por género e são dividas por salas, ocupando por vezes vários andares de um prédio. Além dos banhos e saunas característicos de estes locais, muitas têm também snack-bars, salas onde se pode dormir, ver televisão (sempre com o chão aquecido com o sistema ondol) e mesmo jogar computador ou cantar. Normalmente estão abertas 24 horas, o que leva a que muitas pessoas as escolham para alojamento fácil, rápido e barato. Por vezes, os funcionários de escritório que trabalham desde o início do dia até ser noite preferem ficar nestes locais ao invés de regressarem a casa, evitando muitas vezes viagens cansativas.

PC Bang
Sala para dormir/ver tv

A entrada fica entre os 5000 wons e os 12 mil wons (geralmente, cerca de 3 euros a 8), dependendo do que quiserem fazer, acrescendo sempre que queiram fazer algo extra, como massagens. Normalmente à entrada fornecem roupa para usar nas áreas comuns, alguns produtos como sabão e toalhas e uma chave numa pulseira, que servirá também para registar todas as compras extra efectuadas dentro das instalações, como idas ao restaurante ou massagens. Depois de colocarem os pertences nos cacifos, é altura de experimentarem tudo o que uma jjimjilbang coreana tem para oferecer.

Vejamos como proceder geralmente. Tirar os sapatos antes de pisarem um tipo de chão diferente, pois é estritamente proibido andar calçado, podendo andar de meias. Esta é também a altura tirar completamente a roupa e não vale mergulhar para as piscinas, por muito apetecíveis que possam ser. É essencial lavarem-se antes de entrar na água.

Existem vários tipos de banhos, frios, quentes, mornos. Há para todos os gostos. Há quem diga que o melhor a fazer é saltar dos frios para os quentes pois melhora a circulação. As piscinas podem também ser de várias cores, podendo ter substâncias que ajudam sempre em alguma coisa relacionada com a saúde, desde chá verde para hidratar a pele, vinho de arroz coreano para energia, ervas tradicionais como ginseng ou enxofre para problemas do coração. Temos as saunas que podem ser secas ou húmidas e com diversas construções, sempre com o objectivo de desintoxicar o corpo e ajudar com diversas maleitas. Em algumas das saunas existe também um cesto com ovos cozidos no calor da sauna, que podem ser comidos. É comum a utilização de toalhas que muitas mulheres optam por colocar na cabeça, assim:

Nestes circuitos de relaxamento, existe também o chamado “body scrub” coreano.  Esta é uma parte importante da experiência numa jjimjilbang e está-se a tornar uma adição em muitos spas no Ocidente por ser tão benéfico para a pele, sendo também comum haverem spas coreanos em cidades americanas, por exemplo. Pela módica quantia de aproximadamente 13 euros, podem ter uma senhora – ou senhor, caso sejam homens – a esfoliar-vos o corpo de cima a baixo, libertando-vos de todas as células de pele mortas. Todas. Até não haver mais. Fazem isto com uma luva especial, com água quente ou sabão suave, esfregando. Dizem que é doloroso mas que os resultados finais valem mesmo a pena, pois a pele fica extremamente suave e limpa.

Depois de passarem pelas zonas de banhos e saunas podem descansar nas zonas comuns, já referidas acima, como salas de tv e de dormir ou com computadores, ginásios. Algumas saunas maiores têm também restaurantes, salões de beleza, até mini-golfe. Nestes locais já se usa o “uniforme” que é entregue à entrada.

Como podem ver, é um local repleto de actividades variadas, que podem experimentar por um preço relativamente em conta. É uma das coisas que de certeza vou fazer quando puder ir à Coreia!

E vocês, o que acham? O mais gostariam de fazer numa jjimjilbang?

Fotos: 

Cortesia de honey-in-a-crown

Fontes:

http://saunascape.com/2009/04/the-korean-sauna/

http://lexparadise.blogspot.pt/2011/01/for-tired-and-weary-traveller-south.html

http://wanderingwebb.wordpress.com/tag/jimjilbang/

http://www.departures.com/articles/sweating-it-out-in-korea

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s