문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 역사 - História

Religião na Coreia do Sul (que em nada tem a ver com a dos romanos…. F*ck the Gods*)

Todos nós sabemos que a religião é um dos temas mais complicados de se falar (a religião e a política… São assuntos a evitar numa conversa não acham?). E muitas vezes é a causa de conflitos tanto entre pessoas como entre nações (e também é usada para justificar muita barbaridade que por aí se faz).

No mundo existem um sem fim de religiões, e cada país tem uma religião com mais seguidores e outras em minoria, no caso de Portugal, eu penso que a maioria da população seja católica (mas muitos são não praticantes). Ou seja, existe uma religião dominante na maioria dos países (e desculpem-me se estou a dizer alguma barbaridade, mas não sou das pessoas mais informadas em relação ao tema, se estiver a dizer alguma asneira corrijam-me!).

Na Coreia do Sul a situação não é muito diferente, talvez o que seja diferente é variedade de crenças religiosas num só país e o facto de a liberdade religiosa ser um direito constitucional (a ver se continua assim com a nova “presidenta”) e não haver uma religião oficial.

De acordo com os Census de 2005 mais de 50% da populoção afirmou ter uma religião e 46% dizia não ter nenhuma. As religiões  mais praticadas eram a Budista, a Protestante e a Católica, mas existem muitas outras que são praticadas pela população.

Falando em concreto de algumas das religiões praticadas na Coreia do Sul podemos dizer que:

O Budismo é a religião com mais seguidores na Coreia do Sul e veio através da China no século IV. Esta religião fundiu-se com as tradições e cultura coreana e foi a principal religião no reinado de Silla, chegando à dinastina Goryo .

Já o Protestantismo chegou ao país em 1884 através de missionários americanos. Muitos vieram evangelizar as pessoas através da troca de bens como a saúde, a educação, etc..

Durante a ocupação japonesa as igrejas protestantes tiveram um papel muito importante na luta contra os invasores porque ajudaram a unir o povo na defesa do país. Acabou por prosperar ainda mais durante a guerra das Coreias.

Hoje é a segunda maior religião na Coreia do Sul.

O Catolicismo foi introduzido no século XVIII (100 anos anos do protestantismo). Na altura em que chegou à Coreia, era estudado apenas por aqueles estudiosos que eram excluidos do governo. O Catolicismo era visto como os  estudos do ocidente e considerado como um ramo da ciência.

A religião era estudada por estas pessoas sozinha, e como tal, foi necessário pedir um padre à igreja Chinesa. Tal como em muitos outros casos ocorridos pela Àsia, os católicos foram perseguidos durante o governo de Joseon porque eram considerados ameaças ao regime. 103 dessas pessoas que foram perseguidas e mortas foram mais tarde canonizadas pelo Papa João Paulo II.

Hoje representam 20% da população.

Por fim o Islamismo foi primeiramente introduzido a trabalhadores Coreanos que foram obrigados pelos japponeses a trabalhar na Manchuria, onde entraram em contacto com muçulmanos e adoptaram a sua religião. Mais tarde foi propagado, não por estes trabalhadores, mas por tropas turcas que se encontravam na Coreia aquando da guerra das Coreias.

Estima-se que cerca de 1140.000 pessoas perteçam a esta religião.

Estas são um pequeno exemplo da variedade religiosa que existe na Coreia do Sul. Eu gosto muito do facto de não parecer haver preconceitos em relação à religião que as pessoas escolhem seguir, é uma liberdade que ainda falta em muitos países!

E vocês o que acham?

 

Créditos:

http://world.kbs.co.kr/english/korea/korea_aboutreligion.htm

 

* A expressão F”ck the Gods, para quem não conhece foi retirada da serie Spartacus! Todo o crédito da frase vai para o criador da serie e para a personagem Agron! Hehe

 

 

 

 

 

 

 

2 thoughts on “Religião na Coreia do Sul (que em nada tem a ver com a dos romanos…. F*ck the Gods*)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s