사회 - Sociedade · Random · Uma vez na Coreia

Hongdae 홍대

Hongdae é uma das zonas mais famosas de Seul, conhecida pelo seu ambiente jovem, artístico, pela cultura underground, pelas discotecas e bares e pela liberdade de expressão. Hongdae é a abreviatura de Hongik Daehakgyo (학교), Universidade de Hongik, já que a área conhecida como Hongdae fica mesmo em frente da universidade de Hongik.

Hongdae é famoso entre os mais jovens e é um ponto de referência na cultura underground, muitas bandas indie nasceram nesta área. Como a Universidade de Hongik é a universidade com a faculdade de artes mais prestigiada da Coreia, nesta zona existem várias galerias de arte e café artísticos, lojas únicas e um estilo bastante típico. A área está repleta de lojinhas de roupa que para além de venderam o que está na moda, muitas vendem o que é conhecido como Hongdae style, ou seja um estilo típico de um acérrimo “fã” desta área.

Com um grande número de lojas, restaurantes, bares e discotecas Hongdae é o local favorito dos mais jovens passarem o seu tempo livre. Ao fim-de-semana, principalmente à sexta-feira à noite, chamada de 불금 (불- fogo, 금요일 – sexta-feira) Hongik enche-se de gente jovem. Ao fim-de-semana muitas bandas desconhecidas actuam nas ruas de Hongdae, algumas apresentam músicas originais, mas a maioria delas canta êxitos conhecidos do público, quer sejam músicas coreanas ou músicas estrangeiras.

Banda desconhecida a actuar em Hongdae

Hongdae é também famosa pelas discotecas que existem em grande número nesta área e são frequentadas por gente jovem, sendo menos “chiques” (e mais baratos) que as discotecas na área de Gangnam. Os clubes mais famosos de Hongdae são o Cocoon, Harlem, Vera e o NB1 e o NB2 (estes dois últimos pertencem ao Papa YG). (Curiosidade: O estúdio do Eat Your Kimchi fica no edifício em frente do NB2.)

 

Esta área começou a construir a sua fama nos anos 90 graças uma base de almas artísticas. Antigamente, graças às rendas baratas, músicos com pouco dinheiro e artistas de rua mudaram-se para ateliers nesta área. Muitos deles transformaram-se depois em cafés ou salas de música ao vivo e a área construiu a sua reputação como Mecca das artes urbanas e da cultura underground. Apesar do recente boom de marcas mais comerciais, que tem feito os movimentos artísticos passarem para a área de Hapjeong, novas bandas de indie rock surgem todos os anos e a área ainda goza da fama de ponto principal para os músicos indie.

O Parque de Hongdae, também conhecido como Parque infantil de Hongik, fica na rua oposta à Universidade de Hongik e é a “casa” de vários vendedores de rua, que vendem lá as suas mercadorias à noite. O Parque é também um dos locais preferidos de artistas de rua para fazerem as suas performances. É também um local que já apareceu em vários dramas como o Coffee Prince da MBC, o Mary Stayed Out All Night da KBS e mais recentemente A Gentleman’s Dignity da SBS.

 

  

Em Hongdae, fica também o Trick Eye Museum, um dos cafés Hello Kitty (não recomendo a ida a este porque é uma dos mais famosos e está sempre cheio de gente, noutros locais serão capazes de aproveitar melhor toda a experiência Hello Kitty) e o local onde foi gravado o drama Coffe Prince.

Hongdae é o local indicado para se divertirem, para viverem a cultura urbana da Coreia e para conhecer o que está na moda na Coreia.

Fontes: Wiki, visitkorea.

4 thoughts on “Hongdae 홍대

  1. Uauuu. Estou tão impressionada. Este post deixou-me com um sentimento de familiaridade, como que de repente fosse possível ir até Hongdae.
    Imensas curiosidades engraçadas. O parque onde foi filmado Mary Stayed Out All Night, conheci pela foto e fiquei super feliz porque é um drama que gosto imenso ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s