문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 예술 - Arte · Uma vez na Coreia

As comemorações do ano novo lunar em Seul

Como disse no artigo anterior o Ano Novo Lunar é muito importante para os Coreanos. Neste post vou falar um bocadinho de como foram as comemorações do seollal em Seul.

No dia 9, dia anterior ao primeiro dia do Ano Novo Lunar, não foi a nenhum dos locais em que foram realizadas actividades para festejar o Seollal.

No Domingo fui dar uma volta ao Museu de História de Seul, que fica perto de Gwanghwamun. Na entrada do museu foram postos à disposição das pessoas vários elementos para praticar jogos tradicionais, típicos do Ano Novo Lunar. O recinto estava cheio de famílias, muitos brincavam com os filhos ensinando-lhes os jogos tradicionais. Dentro do edifício do museu, não existiam jogos à disposição das pessoas, mas existiram actuações de música tradicional coreana e uma cantora de música Trot. Infelizmente não consegui tirar fotografias porque estava muita gente e eu não conseguia ver para o palco….

Aqui ficam as fotos das actividades no Museu de História de Seul:

No dia 11, ontem, fui à Namsan Hanok Village, que é uma recriação de uma aldeia típica coreana com as casas tradicionais coreanas e onde também foram realizadas várias actividades durante todo o período do Seollal.

Quando cheguei à vila pensei que já não fosse ver as performances de música tradicional, mas tive sorte! Começaram um pouco mais tarde e ainda consegui ver algumas das performances ^^ Mas como estava muita gente não consegui encontrar um bom lugar para tirar boas fotos do espectáculo… sorry, fiz o melhor que podia 🙂

A primeira performance que vi foi de um grupo de mulheres que cantaram uma música tradicional bastante conhecida (pelo menos é o que eu acho, as senhoras atrás de mim estavam a curtir bués a música e a dançar. Aqui fica um vídeo da performance deste grupo feminino:

Depois destas senhoras, foi a vez de um grupo de senhores e de uma valente mulher!

(este vídeo não dá para ouvir bem porque o barulho dos tambores era ensurdecedor!)

e por fim:

Na aldeia também era possível fazer o nosso próprio papagaio de papel, bater a massa dos tteok 떡, jogar jogos tradicionais, aprender as regras do 차례 (charye, ritual de homenagem aos antepassados), embora tal só fosse explicado em coreano e escrever os desejos para o ano da serpente.

Aqui ficam as fotos da tarde passada na vila Hanok de Namsan ^^

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s