문화 - Cultura · 예술 - Arte

가야금 – Gayageum

http://cfile9.uf.tistory.com/image/182F924F4E1F943202D8C0

O Gayageum (ou kayagum) é um instrumento tradicional coreano, parecido com uma cítara, tem normalmente 12 cordas. O nome deste significa instrumento de cordas (geum) de Gaya, um antigo e pequeno país ancestral  da península coreana. O corpo do Gayageum é feito de paulownia, para o tocar a mão direita faz o som e a esquerda a melodia.

https://i0.wp.com/25.media.tumblr.com/tumblr_mdqcc6QImZ1qkyzm3o1_500.jpg

De acordo com o 삼국사기 (三國史記) Samguk Sagi (A História dos Três Reinos), o 가야금 Gayageum foi inventado pelo Rei Gasil da Conferência de Gaya, depois de ter inspirado na versão chinesa, foi popularizado por U Reuk, um mestre de 가야금  Gayageum, durante o reinado do Rei Jinheung na Dinastia Silla (57 A.C – 935 D.C).

O gayageum é provavelmente o instrumento tradional coreano mais famoso. E é um “parente próximo” de outros instrumentos asiáticos como o Guzheng, chinês; o Koto, japonês; o Mongol Yata e o vietnamita Dàn tranh.

Normalmente o Gayageum é associado à música da Corte, música de Câmara e canções líricas, onde servia de acompanhamento. Existem dois tipos de Gayageum: o 정악 가야금 Jeongak Gayageum e o 산조 가야금 Sanjo Gayageum.

https://i1.wp.com/www.gugak.go.kr/binary/images/000006/(1-1-1631)1.jpg

Diferença entre os dois tipos de Gayageum, o de cima é o Jeonak Gayageum e o de baixo o Sanjo Gayaguem.

 

O Jeongak Gayageum (também chamado de pungnyu gayageum ou beopgeum) data da Dinastia Silla e tem preservado as suas características originais. Tem um espaço maior entre as cordas e inclui uma parte chamada yangidu na parte final do instrumento, que é onde as cordas são amarradas.

O Sanjo Gayageum tem um corpo mais pequeno e o espaço entre as cordas é menor do que no Jeongak  Gayageum. Foi desenhado para acompanhar músicas com um ritmo mais rápido. Esta versão data de há 100 anos atrás, por isso acredita-se que tenha sido criado no final da Dinastia Joseon.

https://i1.wp.com/25.media.tumblr.com/tumblr_mabay1Hk5O1qdx604o1_500.jpg

Desde 1960 novas peças musicais e novas músicas foram compostas para o Gayageum, por isso Gayageum com diferentes materiais, estruturas ou com diferente números de cordas (15, 17, 18, 21, 22, ou 25)  foram desenvolvidos para melhorar o som do instrumento. Para além disso Gayageum com cordas de aço, ao invés das tradicionais cordas de ceda, e o Sanjo Gayageum com uma acústica melhorada foram criados e música mais moderna foi composta para se adaptar a estes novos desenvolvimentos.

 

Aqui ficam algumas músicas com Gayageum:

Para os fãs de dramas coreanos, o Gayageum era o instrumento tocado pela Park Shin Hye no drama Heartstrings (넌 내게 반했어)

Fontes: wiki; gukak.hs.kr; han-style

Anúncios

3 thoughts on “가야금 – Gayageum

  1. Eu sempre queria aprender a tocar esse instrumento, pena que aqui no Brasil acredito que não tem, pelo menos não que eu tenha visto. Você já viu um grupo de trigêmeas que tocam esses instrumentos tradicionais, acho que elas são bem famosas na Coreia e são muito boas também. Enfim, amo o som que esse instrumento faz, me faz lembrar dos dramas de época japoneses.
    Bom post. ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s