문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

This is Halloween everybody scream!

O mês de Outubro tem um dos dias mais “interessantes” de sempre, o dia 31, dia de Halloween! E como estamos na época porque não continuar no espírito e falar de fantasmas? Muhahahaaaaa!

Então hoje venho falar dos Gwishin (귀신), fantasmas coreanos! Não há nada de novo no que concerne aos fantasmas coreanos, tal como os nossos mitos urbanos, estes fantasmas são espíritos de pessoas que ficaram presos à terra e não conseguem atravessar para o outro lado (ainda não entendi o que é o outro lado mas pronto….) porque ou têm assuntos inacabados na terra ou porque não querem abandonar os seus parentes. Os locais que costumam assombrar também para nós não são novos, casas, florestas, cemitérios, edifícios abandonados, etc, estão entre os seu locais favoritos.

Um dos Gwishin mais famosos, e que é muito usado em filmes, é a cheonyeo gwishin, os espíritos das virgens. Estes fantasmas remontam à antiga Coreia onde as mulheres eram ensinadas a servir os pais, maridos e filhos, esta era sua única função e virtude. Quando as mulheres morriam sem cumprir a sua função significava que não tinham alcançado o seu objectivo de vida e, como tal, essa perdia todo o seu significado e o espírito não conseguia abandonar a terra.

As cheonyeo gwishin têm uma aparência muito particular que as torna apetecíveis para os filmes e histórias de terror. Elas estão vestidas com o tradicional hanbook dos funerais, o sobok (소복) e o cabelo está solto porque uma mulher que morre sem casar não tem o direito de prender o cabelo.

Há ainda o equivalente masculinos às cheonyeo gwishin, os chonggak gwishin (총각귀신), mas estes não são tão famosos. Contudo existe uma tradição Xamã que realiza um casamento espiritual entre estes dois gwishin, para que as suas almas descansem em paz.

E vocês também têm medo de fantasmas?

Créditos:

?p=4426

Gwishin

Fotos retiradas do google.

Anúncios

One thought on “This is Halloween everybody scream!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s