문화 - Cultura · 버라이어티 쇼 - K. tv shows · 영화 - k-movies · 인디 음악 - k-indie · K-Boys · K-Girls · K-Pop

AsianFanfics – O sítio ideal para ler/escrever coisas que nunca aconteceriam na vida real

Se perguntarem o que é uma fanfic muitos dir-vos-ão que provém da palavra “fanfiction”, que em português significa “ficção criada por fãs”. É basicamente uma história criada por fãs que envolve vários temas como livros, filmes, animes, grupos musicais, entre outros.

Há vários sites, como o Fanfiction.net, o Nyah Fanfiction (para as fãs brasileiras), e outros (sem contar com os fóruns) onde se pode publicar ou ler histórias com os mais variados assuntos. Já o Asianfanfics é um site específico para histórias direccionadas à cultura asiática e escritas em inglês: podendo ser sobre ídolos, dramas, etc.

Hoje em dia qualquer fã de kpop que se preze conhece este site – tenha ou não conta. Mas como é que começou? Quais as vantagens/desvantagens?

Reza a lenda que um jovem, Jason, criou o site “asianfanfics” para a namorada, que escrevia muitas fanfics sobre a actriz taiwanesa Rainie Yang que eram porém constantemente apagadas por erros informáticos provenientes do site onde estavam hospedadas. Inconformados, os dois dedicaram-se ao desenvolvimento e propaganda do site até este ter ficado mais conhecido. Infelizmente um ano depois a namorada de Jason faleceu, vítima de pneumonia, mas Jason continuou a trabalhar no site e a tentar melhorá-lo de modo a honrar a sua memória.

Agora, este site é um dos sites de fanfics mais requisitados por fãs da cultura asiática. É um site onde podes ler (sem teres conta) as mais variadas fanfics sobre os teus ídolos ou actores favoritos, e dar asas à tua imaginação tendo eles como personagens!

Bastante simples de usar e dando-te a oportunidade de conheceres novas fãs, subscrever as suas histórias, ler histórias recomendadas, pôr uma marca no capítulo em que ficaste para poderes ler no dia seguinte, escrever histórias e pedir críticas construtivas, criar um blog e partilhá-lo com os amigos do site, pedir/fazer posters, trailers ou outros gráficos… estas são apenas muitas das opções.

Vários temas são explorados, nomeadamente romance, horror, drama… E ao que parece há certos temas que são um “must” se quiserem ter mais seguidores: casamento arranjado, gravidez, namoro, violação, incesto, namoro gay, smut (cenas obscenas)… Enfim, temas aos quais eu normalmente costumo fugir por serem também os cuja escrita deixam muito a desejar.

Lembro-me de procurar um site dedicado a fanfics asiáticas, procurar no google e isto aparecer. Foi uma (boa) surpresa. Encontrei ali histórias como nunca encontrei em livros, muitas delas ainda me ficaram na memória. Também encontrei ali autores fantásticos, e ao mesmo tempo melhorei o meu inglês.

O que agora noto é que o asianfanfics não é mais um site para aqueles que gostam de ler e de escrever mas sim um site obrigatório para todas as fãs – qualquer fã que se preze, na opinião de vários usuários, ao que parece tem de escrever pelo menos uma história sobre um ídolo. Não há aquele prazer de escrever e tentar melhorar, muitas delas nem parecem gostar de ler, simplesmente é algo em que se afirmam como fãs – daí haver tantas fanfics com, e passo a expressão, histórias quase medíocres e gramática quase inexistente.

Por isso, dou-vos um conselho de alguém que já lá está à algum tempo – não confiem nas histórias mais populares. A maioria delas é escrita por crianças de 12 anos que ainda não sabem distinguir “like” de “likes” ou “think” de “thought”, e que usam temas polêmicos como se fosse o pão nosso de cada dia.


Antes de concluir o artigo quero desde já apresentar-vos um fórum de fanfics totalmente em português, onde poderás ler/escrever histórias tanto em português como em inglês! Chama-se FanTástico e está à procura de escritores como TU!

Regista-te AQUI e põe gosto na sua página do facebook!

Se quiserem ler algumas histórias interessantes, eu deixo-vos uma pequena lista. Vou tentar ser mais selectiva, até porque eu normalmente leio apenas histórias envolvendo uma banda, mas sendo um grupo ou sendo outro valem na mesma a pena! Estas são aquelas que mais me interessaram/marcaram. A gramática umas vezes pode ser melhor outras piores, mas garanto-vos que são melhores que a maioria.

Por último…

Com estas vos deixo, após muito ter batalhado para não adicionar mais.

O que achaste das escolhas? E tu, tens algumas fanfics preferidas? Partilha-as connosco, juntamente com a tua opinião sobre este site de fanfics!

E se ainda não estiveres inscrita, então regista-te aqui .

Anúncios

4 thoughts on “AsianFanfics – O sítio ideal para ler/escrever coisas que nunca aconteceriam na vida real

  1. Realmente, as fics mais populares deixam a desejar, são poucas com conteúdo de verdade e algo que te faz querer ansiosamente pelo próximo capítulo, isso é uma grande tristeza. 😦 … enfim, obrigada por indicar histórias interessantes. =D

  2. Olá! ^^
    Muito obrigada por recomendar a nossa loja!! Ficamos realmente surpresas e felizes quando vimos isto! A Cátia (Dolitle123) até pôs um post a implorar para que a pessoa que tinha escrito este post se revelar, porque queria agradecer.
    btw, concordo com tudo o que disseste sobre o AFF >.<

    Lila1414

    1. Olá, Lilian ^^ Eu realmente adoro a vossa loja! Por acaso não vi o vosso post mas graças ao teu comentário já fui ver. Obrigado eu 🙂 Já coloquei um comentário lá ^^
      Obrigada pelo vosso amor pelo nosso blog. Visitem mais vezes ^^

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s