문화 - Cultura

구미호 Gumiho

A tradução literal do nome desta criatura que povoa os contos populares coreanos é “raposa das nove caudas”, 구미호 em hangul (gumiho). Segundo as histórias, uma raposa que consiga viver mais de cem anos, transformar-se numa gumiho, tal como as versões japonesas (Kitsune) e chinesas (Huli Jing). Consegue então transformar-se livremente, normalmente numa mulher bonita, sedutora, que enfeitiça os homens para lhes comer o coração ou o fígado. Existe, no entanto, uma história em que a gumiho em “The Maiden who Discovered a Gumiho through a Chinese Poem”, se transforma num homem. A kitsune tanto se pode transformar num homem como numa mulher e a huli jing é formada por energia feminina (yin) e precisa de consumir energia masculina (yang) para sobreviver – no entanto, podem ser benevolentes, ao contrário da gumiho coreana que  é normalmente retratada como um ser maligno mas as suas acções diferem de conto para conto. Nuns transforma-se numa noiva que nem a mãe consegue distinguir da verdadeira, noutros num monstro que suga o sangue, encarna uma multiplicidade de personagens e dá asas à sua malvadez de formas distintas.

A sua forma também difere de “boca para boca”, pois algumas gumiho conseguem esconder completamente a sua aparência e espírito animal, enquanto outras mostram características vulpinas, como orelhas ou as nove caudas. Dizem também que se a gumiho não matar nem comer ninguém durante cem dias se torna humana, acontecendo o mesmo se ela revelar a sua forma verdadeira perante um homem e este não revelar o segredo durante dez anos.

A raposa faz parte do folclore de muitas culturas, caracterizada pela sua esperteza e astúcia. Na Coreia, a raposa tem uma conotação cultural relacionada com a sexualidade, com a insinuação e sedução. A palavra yeo-woo (여우), além de designar o animal raposa, é também o nome atribuído às mulheres fatais, sedutoras. As mulher que sejam excessivamente sexuais ou demasiado sedutoras recebem então são chamadas de “raposa”. Assim sendo, a sua sexualidade e a sua natureza demoníaca são reveladas quando a gumiho se despe.

Fontes:
Pantheon; DramaBeans; Wiki

2 thoughts on “구미호 Gumiho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s