JASUS! · K-Boys · Música coreana para os meus ouvidos

GD – One of a kind

Eu bem disse que vos esperavam muitos artigos sobre o GD…. Como sabem o GD revelou ontem o mv de One of a kind, uma das músicas do novo álbum. O mv é extravagante parece cheio de randomness, mas se analisarem bem o mv verão que grande parte das cenas tem um significado, ou não tivesse este mv sido dirigido pelo mesmo realizador de Fantastic Baby.

Com esta música o GD volta às raízes da YG, rap puro e duro, manda os haters dar uma grande volta, revela a sua história e excentricidade e, mas vamos lá ao mv:

O mv começa com o focinho de um tigre, que é uma figura mítica na cultura coreana e que é um dos animais que representa a Coreia. E depois vemos que essa cabeça de tigre é parte do casaco do GD (ainda me lembro toda a gente dizer que no mv do Bad Boy ele tinha colado um animal nas costas… parece que ele gostou da ideia das fãs). Mas é o sr. G to the Dragon! Claro que ele não se ia ficar por um tigre falso! O GD aparece a segurar a trela de um tigre bebé e todo vestido com o padrão tigresa (ui, a Snooki vai adorar este visual). Para mim a mensagem que passa nesta cena é “I’m the boss”, porque ele é que é realmente o “tigre”, consegue dominar um tigre verdadeiro e ainda está vestido de tigre! You go tiger!

Na cena em que aparece rodeado de pessoal (incluindo a Lydia Baek e o Choice 37 com os hoodies pretos a dizer “one of a kind” (btw onde é que posso comprar um hoodie daqueles?), essa cena lembra-me bastante os antigos mvs de hip hop da Yg entertainment, aqueles em que o GD apareceu quando era criança. (btw adoro a forma como a Lydia Baek curte o ritmo da música: S.W.A.G!)

Quando chega a parte do “Nae hyung, Nae noona” (que ao princípio me parecia 你好 (nihao) que quer dizer olá em chinês LOL, não me matem colegas que também estuda(ra)m chinês, ando a trabalhar muito e estou cansada) o GD está rodeado de duas crianças de descendência africana. Adoro o facto de não serem crianças brancas ou asiáticas (multiculturalidade ftw), essas duas crianças lembram-se o Tiger Jk e a mulher dele, mas em versão pequena (eles são os reis do hip hop na Coreia do Sul). (btw ele está mesmo fofinho com as crianças, husband material!)

Depois chega a parte do gangsta rap, em que o GD está rodeado de homens com um fierce look (que eu adoro), lembram-me alguns mv dos 1tym, gangsta rap ftw! xD

Agora a cena do extra  a “limpar” o nariz… bem a cena pode ter duas interpretações: ou ele estava com ranheta e foi nojento e engoliu aquilo, ou então era uma alusão à cocaína e às drogas… mas parece que o grande comité de censura dos mvs coreanos não pensou na segundo hipótese e deixou aquilo passar.

Depois vamos outra vez ao refrão, quando mostram as bailarinas com um fato que parece de polícia e vemos a dança do refrão (que eu adoro, mas que nunca conseguirei dançar T.T). Já vi comentários de pessoal a criticar esta parte do mv por causa da dança das bailarinas e por elas mostrarem muito perna, dizem que é muito sexual e tal…. HELLO????? Será que nunca viram um mv dos Jinusean?? Hello??’ Informem-se primeiro e depois critiquem! That’s YG hip hop style mv!

A cena mais WTF de todo o mv é a cena da boneca vestida de cabedal (eu tive uma parecida com aquela como presente de natal quando era criança, parece que o GD também xD) ele toca e beija a boneca (ai que boneca bitch) e é engraçado que ele diz esta frase quando a boneca aparece: “My rap is what take ladies to the bedroom, yeah i’m busy”. Acho que ele disse tudo nesta frase e se explica muito bem.

 

Acho também excepcional a cena em que a “lhe dá” uma bofetada, cena que também pode ser interpretada de várias formas, ou ele tem uma má relação com as mulheres (eu acredito que ele é um Bad Boy que gosta de petiscar em mais que um “prato”), viveu uma relação má ou isso também posse significar a sua relação com a imprensa e com alguns (falsos) fãs ou então é ele que é simplesmente to cool para ser esbofeteado por uma mulher a sério…

A cena de boxe, para mim significa a sua relação da “personagem” GD com o mundo, com os críticos, com os fãs, com tudo. Há um provérbio coreano que se traduz para inglês como “ver alguém com óculos coloridos” que significa ver alguém já com preconceito contra essa pessoa. Ele diz que há pessoas que não gostam dele e o tentam julgar por tudo o que ele faz, como vêem no mv os óculos dão uma imagem azul do GD, com uma luz fria. Adoro que na parte em que a mesa está toda arrumada, e ele com uma cara angelical a letra diga: 라라라 귀엽게 받아주세요 사랑해주세요 (por favor aceita-me, por favor ama-me). Quando ele corta a carne, era de esperar que quando levantasse o garfo tivesse um pedaço de carne lá, mas ao invés disso tem um tomate, provavelmente com isto ele quer dizer para as pessoas não o julgarem, porque ele não é como as pessoas pensam.

 

Se repararam no inicio do mv ele fala ao “telefone” com as duas crianças, os telefones são copos ligados por um fio, mas agora na parte em que ele tem outra vez a conversa ao telefone, ele está num sítio luxuoso, com uma secretária que o ajuda a escolher as roupas. Estas duas partes são uma alusão à história do GD e às mudanças na sua vida.

A cena em que ele parte as cenas de vidro onde estão as roupas usadas por ele desde a altura do This love (apenas nos solos dele) eu não consigo entender o significado. Será para quebrar estereótipos, será que ele quer esquecer aquele passado, será que é o que a imprensa lhe tenta fazer sempre que ele faz algo a solo?

E depois aparece o Young to the Bae! O sr. Taeyang! (O Taeyang MUDOU DE PENTEADO! Que milagre, pena que não tenha sido das melhores escolhas) Que melhor forma do GD falar sobre a sua vida, a sua história do que ter o melhor amigo desde a infancia com ele? Os dois a dançar, a curtir a música e a mostrar que muito pode ter mudado, mas não o seu amor pela música. E acho que é esta a mensagem de todo o mv: O GD mudou, mas há coisas que nunca mudam, como o amor dele pela música  🙂

Comentário final: Eu ADORO o mv, adoro a sua excentricidade cheia de significado, adoro os pequenos promenores, adoro a dança e até gosto da maior parte dos penteados que o GD usou (eu já disse e repito: ele vai ficar careca por mudar tantas vezes a cor do cabelo e ainda por cima para cores tão fortes e diferentes umas das outras…). Adoro que este mv tenha swag em quase todas as cenas, adoro as cenas em que o GD está com o urso! Afinal ele compara-se a um urso na letra da música.

Não é daqueles mvs em que ficámos sem ovários, é mais daquele tipo de deixar as fãs dos BIGBANG completamente histéricas com o significado de muitas das cenas do mv :3

Música: Adoro o refrão, adoro o ritmo do refrão, se pudesse andava o dia todo a ouvir essa, a única parte que acho que se podia tirar da música era a segunda vez que ele diz 네 형 네 누나, de resto adoro, ADORO. SWAG to the max, afinal o GD é Wild & Young!

E Deus abençoe as últimas colaborações do GD com o Choice 37! Que melodias altamente eles têm criado ultimamente! Primeiro a perfeita Bad Boy e agora esta! Perfeitos!

Muita gente pode dizer que isto não é kpop, sinceramente estou-me borrifando para isso, o kpop só é kpop porque é cantado em coreano por coreanos! A música é a linguagem universal, o que interessa é que as emoções que a música provoca em nós! Este menino cria as suas próprias músicas e por isso merece ser respeitado.

Por isso haters:

5 thoughts on “GD – One of a kind

  1. – Daqui fala a Paula Pinto :3 –

    Epá, não podia concordar mais contigo ! Este M/V está super soberbo e a música fica colada à mente horas e horas por dia *0000* Eu adoro TUDO, não fosse o M/V do meu husband :’3 Na parte em que ele parte tudo que é vitrinas cúbicas (?), como é tudo roupas lá dentro, na minha opinião ele refere-se ao estilo dele, ao facto das pessoas o chamarem de Fashionista . Não sei bem onde ele quer chegar com isto, mas se calhar quer dizer que no que toca a estilo/moda é com ele, ele “parte” literalmente tudo, despedaça qualquer “expectativa”, vai a casa abaixo 😛 ehehe~ enfim… Está brutal *0000*

    Adorei o teu post :333

    PS: A parte da dança das moças é SUPER COOL 8D Estive a dançar aquilo à tarde e até é fácil *0* mas não sou nem um 1/3 sexy comparada com elas >.> e vê-las a dançar à volta do meu G to the Dragon deixa-me MAD >.> ehehe~ anyway…

Deixe uma Resposta

