문화 - Cultura · 한식 - Gastronomia

Sundae 순대

Como estamos no tópico da gastronomia hoje venho-vos falar do Sundae. Não, não estou a falar de gelados de cadeias de restaurantes de fast food bem famosos, estou a falar de quê então? Bem estou a falar de uma chouriça de sangue coreana, e perguntam vocês, “porque raio vens tu falar de enchidos?” Bem eu já vos explico.

Sundae é muito famoso na gastronomia coreana e ninguém sabe ao certo quando apareceu, mas é uma comida que já é bem antiguinha.Este enchido é feito, tal como no ocidente, de intestinos de porco ou vaca contudo é o recheio que o torna diferente dos nossos (tirando a parte do sangue… isso obviamente que é igual… usa-se sangue), o mais famoso é o recheio de noodles, mas existem muitas variedades (desde peixe a kimchi) que foram aparecendo das adaptações das diversas regiões da Coreia (Norte e Sul). É servida em fatias e é habitual comer este petisco nas banquinhas de comida de rua (que todos conhecemos não é verdade? E garanto-vos que a comida lá é uma delícia) em conjunto com o famoso topokki ou por si só! É engraçado é o facto de não comerem o Sundae ao pequeno-almoço (não faço ideia do porquê, mas achei piada).

Quando fomos à Coreia do Sul (eu a honey) tivemos o prazer de provar esta iguaria, foi-nos servida numa sopa. É uma delícia mesmo, a textura é um pouco diferente das que estamos habituados, a mim deu-me a sensação de que o intestino era muito grosso, mas em questão de sabor não é igual à nossa, mas também não tem um sabor muito diferente, dá para recordar bem Portugal quando passámos um ano inteiro sem comer comida portuguesa. Ah, nós comemos isto num restaurante em Busan com muito carinho de uma mãe coreana que  fazia questão de soprar a sopa para não nos queimarmos (muito obrigado à Kim e à mãe por nos terem recebido tão bem e de forma tão divertida!).

Para quem gosta este tipo de enchidos aconselho-vos a experimentar se um dia tiverem a oportunidade de ir até à Coreia do Sul para quem não gosta… comam também que sempre é uma coisa nova! hehe
Créditos:

Wikipédia

Korean-Sundae.html

Imagens tiradas do Google

Anúncios

2 thoughts on “Sundae 순대

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s