한식 - Gastronomia

Samgyeopsal 삼겹살

O Samgyeopsal é um dos pratos coreanos mais famosos, justamente com o Bibimbap e o Bulgogi, e talvez o que faz mais sucesso entre os estrangeiros. Samgyeopsal significa literalmente “três camadas de carne”. A carne utilizada para fazer o samgyeopsal é carne proveniente da barriga de porco e cortada finas fatias. Estas fatias são normalmente cozinhadas sem serem temperadas e é assado na mesa.

O samgyeopsal é uma das partes do porco mais caras, apesar do preço da carne de porco variar constantemente a popularidade do samgyeopsal torna-o caro na Coreia do Sul. É uma refeição consumida principalmente à noite e uma das mais populares para ser acompanhada de Soju. E por ser um prato relativamente caro (e com muitas calorias) é consumido em ocasiões especiais, como festas de empresas, reuniões de negócios ou encontros de amigos.

O samgyeopsal é normalmente acompanhado de alface e alho cru, mas muitas vezes são tamb+em servidos outros acompanhamentos, como folhas de perilla (kkaennip; 깻잎), pimenta verde cortada, cebola, cenoura e kimchi. Os alhos, as cebolas e o kimchi podem ser assados com a carne ou comidos crus. Também é costume servir uma porção de arroz e uma sopa para acompanhar o samgyeopsal, a sopa normalmente servida é doenjang jjigae.

A carne é também normalmente acompanhada por um molho. Existem dois tipos de molhos o ssamjang (쌈장), uma molho feito de pasta de pimenta  (gochujang; 고추장), paste de feijão de soja, óleo de sésamo e outros ingredientes. E o outro molho é o gireumjang (기름장), feito com sal, óleo de sésamo e um pouco de pimenta preta. Normalmente o ssanjang é utilizado quando se come a carne acompanhada de vegetais e o gireumjang, quando se come a carne sem os vegetais.

Como certamente já viram em dramas ou programas de tv coreanos, o samgyeopsal também é consumido embrulhado numa folha de alface. Juntamente com a carne, o alho, um pouco de kimchi e o molho ssamjang (e opcionalmente arroz). E sim, é tão bom quanto as reacções que vemos nos ecrãs dos nossos computadores o mostram. Sim, o samgyeopsal é FABULOSO!

Atenção que há vários tipos de carne que os coreanos utilizam, por isso o barbecue coreano, não significa necessariamente samgyeopsal.

Aqui ficam todos os passos para fazer um delicioso Samgyeopsal:

Fontes: wikipedia; maangchi; captainandclark

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s