버라이어티 쇼 - K. tv shows

Programas Sul-Coreanos são um sucesso no Norte!

Hoje estava eu a fazer a minha “ronda” pelo allkpop quando me deparo com um artigo que achei muito interessante e já vos explico o porquê. Segundo o que nos diz o artigo, programas como o Infinity Challenge, o Running Man e muitos outros, programas de musica incluídos são um sucesso na Coreia do Norte e este sucesso está a afectar tanto jovens e militares, o que já levou as autoridades a criar, pelo menos para os militares, aulas de educação moral. Eu devo admitir que este artigo me deixou um pouco surpreendida… e porquê perguntam vocês e o eu já vos explico!

 

 

Eu à algum tempo atrás vi alguns documentários sobre a Coreia do Norte que vos digo, não foram nada agradáveis, tanto não o foram que não consegui ver todos os que tinha. Aquilo era tanto desprezo pela vida dos outros, tanta crueldade, tanta pobreza, fome… coisas que só consigo imaginar num mundo apocalíptico (e quando me refiro a isto não falo  apenas na Coreia do Norte porque infelizmente misérias é o que mais há neste mundo), onde até carne humana era vendida em mercados  como se fosse carne de porco (e não, quem comprava a carne não sabia que era humana. E quem a vendia aproveitava o facto de haver muitas pessoas a morrer na rua à fome e haver outras que tinham dinheiro suficiente para comprar a escassa comida que lá havia). Pronto concluindo eu gastei as minhas lágrimas todas a ver aquilo, ninguém merece uma vida assim, ninguém.

Mas voltando ao que vim cá falar, num desses documentários, algumas pessoas que tinham conseguido fugir da Coreia do Norte explicavam que eles realmente conseguiam ver filmes americanos e dramas sul coreanos, mas só através do contrabando que faziam, subornando os guardas para passar com coisas ilegais. Quem via estes filmes só os via à noite e da forma mais discreta possível que era para não serem apanhados, contudo nem estes cuidados chegavam porque o exército do nada cortava as luzes das casas e confiscava os vídeos. As pessoas que eram apanhadas com material ilegal eram levadas para um campo de reeducação, que não deve ser uma coisa muito agradável.

E é por ter visto coisas deste estilo que acho surpreendente ler este artigo, e devo admitir que não sei se deva confiar nele ou não. Será que o regime está a mudar depois da morte do Kim Jong Il? Eu gostava de acreditar que sim, que o filho como é um rapaz novo e criado no ocidente irá mudar aquele país, mas não me parece. O poder sobe à cabeça das pessoas.

Gostava muito que o artigo estivesse completamente correcto e que isto significasse uma pequena  mudança para melhor no país.

 

Créditos:

Allkpop

2 thoughts on “Programas Sul-Coreanos são um sucesso no Norte!

Deixe uma Resposta

