사회 - Sociedade · Random

Cães abandonados e vendidos num mercado de carne na Coreia

No pico do verão, conhecido na Coreia como Boknal, foi noticiado que aqueles que já não podem cuidar dos seus animais, levam-nos para o mercado Moran (é conhecido por vender animais quer para carne quer como animais de estimação) fora de Seul para os tentar vender para carne, para depois os abandonarem quando os mercadores se recusam a comprar o animal.

Este artigo, postado no Daum, é baseado numa entrevista a um vendedor de carne de cão, que crítica esses donos dos animais por terem padrões duplos quando se fala de comer cão. Os netizens sul-coreanos ficaram completamente chocados quando os donos dos animais os abandonam desta forma, e muitos pedem mesmo que se torne proibido comer carne de cão na Coreia do Sul.

Para além disso, como os comentários dos netizens mostraram, comer cão na Coreia está muito longe de ser uma norma. De facto, o consumo de carne de cão na Coreia do Sul é muito controverso, muitos coreanos acham cenas como esta (por foto. aviso se adora animais e é susceptível não clique no “esta”) tão chocantes, como nós, os ocidentais acham.

Artigo do Daum:

Dias antes do Chobok, os dias de cão do verão, o mercado de Moran em Seongnam é muito agitado. Um terço da carne de cão vendida no país (Coreia) passa por aqui, e Lee Kang Choon é frequentemente perturbado por um número de chamadas que recebe quando o Chobok se aproxima. Muitas destas chamadas perguntam se cães de estimação podem ser levados para o mercado, porque os donos já não conseguem tomar conta deles. Hoje em dia o sr. Lee desliga o telefone na cara de pessoas que fazem tal pergunta, perguntando-se porque é que as pessoas vêem o mercado Moran como “ o campo de despejo dos cães”.

O ano passado, o sr. Lee esteve envolvido numa grande controvérsia, com grupos dos direitos dos animais, por causa do “festival de carne de cão”. Mas ele está farto dos padrões duplos que ele já testemunhou, pessoas que o criticam por vender carne de cão e pessoas que trazem o seu animal de estimação para vender quando já não o querem.

De acordo com o sr. Lee o número de cães abandonados perto do mercado é de 15 – 16 por mês. Os donos dos cães normalmente pedem sorrateiramente aos vendedores para comprarem os seus cães, e quando os vendedores de carne de cão recusam compra-los, eles simplesmente abandonam os animais perto do mercado. Esses cães normalmente juntam-se em grupos de 5 ou 6 e depois “desaparecem de repente”.

O sr. Lee revela que “os cães que já não são queridos ou que adoecem custam cerca de 300,000 Won (cerca de 250€) para serem abatidos, por isso os donos tentam poupar esse dinheiro trazendo-os para aqui”. Ás vezes até mesmo donos de lojas de animais ou veterinários contactam os vendedores de carne de cão para vender cães. Os vendedores não podem comprar nenhum cão que foi castrado por razões de higiene.

O sr. Lee apontou para várias barracas e num terreno baldio dizendo “ ali eles comem sempre cães vadios”. Ele ouve isto frequentemente de testemunhas que viram sem-abrigos matarem um animal para comer.

O sr. Lee mostrou toda a sua raiva: “Vendo os sem-abrigo comer os cães vadios, o problema não é só de higiene, mas eu pergunto-me se os grupos dos direitos dos animais tem ideia do que se passa, e se sabem, estou curioso para saber que medidas irão tomar”.

Todos os anos, um grande número de grupos dos direitos dos animais fazem protestos na altura do Boknal. E os confrontos entre os defensores dos direitos dos animais e os comerciantes de carne de cão têm-se tornado uma cena frequente.

O sr. Lee conclui pedindo contenção nas críticas. Ele deseja “lembrar as pessoas da crueldade que é remover as cordas vocais de um cão ou cortar as orelhas aos animais só para evitares maus cheiros” só para os manter dentro de casa.

————-

Comentário com mais likes no Daum:

“Nunca me importei se comer cão é uma coisa boa ou má, o que me enerva são os humanos que criam um cão, para depois o venderem para carne quando o animal fica doente ou magoado, ou quando se fartam do animal. Quando vejo este tipo de coisas, parece que as pessoas assim não têm qualquer tipo de consciência ou misericórdia nos seus corações.”

artigo original de: KoreaBANG

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s