문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

A modéstia na cultura coreana

Se perguntar a um coreano se ele fala inglês bem, e mesmo que ele fale muito bem, ele responderá educadamente que não fala bem. E se ele não falar mesmo bem? Claro, se não fala mesmo bem ele dirá a mesma coisa. Mas na Coreia, na maior parte dos casos, há apenas uma forma de demonstrar a modéstia em tais situações, com esta frase: “잘 못해요” (jal mot heyo) (não falo bem).

Os coreanos consideram a modéstia muito importante, especialmente nas interacções com pessoas a quem precisam de mostrar respeito. Enquanto no ocidente, a honestidade é muito importante, na Coreia, a modéstia é mais importante que a honestidade. Na sociedade coreana, é a pessoa com talento que age de forma modesta em frente de outros que são  vistos como atenciosos e sábios, ao invés da pessoa talentosa mostrar as suas capacidades. É por isso que as pessoas dizem “잘 못해요” elas sabem que tão bem quanto os outros que têm algum talento ou fazem algo bem, mas precisam de mostrar o seu senso de modéstia.

Contudo, numa entrevista de emprego ou numa situação semelhante, como não costumam gabar-se, os coreanos podem dar a imagem de incompetentes. A mesma frase pode dar uma ideia de modéstia ou incompetência, dependendo da situação.

Portanto, agora já sabe: da próxima vez que um coreano elogiar as suas capacidades, modestamente responda: “잘 못해요” .

Artigo original de: Korean made easy

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s