한식 - Gastronomia

Jajangmyun 자장면

Jajangmyun é um dos pratos mais populares na Coreia e é chamado de um dos “pratos nacionais” da Coreia do Sul.

Jajangmyun é de origem chinesa (em chinês: zha jian mien) e foi introduzido na Coreia há cerca de cem anos, por emigrantes chineses. A versão coreana de jajangmyun foi criada na cidade de Incheon em 1905 no restaurante  Gonghwachun (공화춘; 共和春).

Até há alguns anos atrás Jajangmyun era um prato consumido apenas em dias especiais como aniversários, festivais, casamentos. Com o crescimento económico da Coreia do Sul, este prato passou a ser mais comum e hoje em dia existem milhares de restaurantes que vendem esta deliciosa iguaria, que entretanto se tornou uma fast food coreana, já que é barato e delicioso. Muitas pessoas preferem comer este prato em casa ao invés de num restaurante, existem muitos restaurantes que fazem entregas deste prato ao domicílio. Aliás, jajangmyun é o prato mais pedido em toda a Coreia para entregas ao domicílio.

A versão coreana deste prato tem-se tornado popular em toda a ásia, e agora no mundo, por causa da korean wave. É normal assistirmos a cenas em kdramas em que as personagens quase literalmente “se babam” por jajangmyun.

A única semelhança entre a versão chinesa de jajangmyun e a versão coreana é a cor do molho servido com a massa.

A versão chinesa é mais simples e menos elaborada que a coreana, os ingredientes são: porco, pasta de feijão vermelho, a cebolinho e pepino chinês.

A versão coreana de jajangmyun é mais rica, doce e escura que a versão chinesa. Ao invés de utilizarem a pasta de feijão vermelho, usam pasta de feijão de soja preto. Também tem como ingredientes: porco ou marisco, cebola, zucchini, batata e cenouras.

A massa: A massa usada para fazer jajangmyun é uma massa grossa feita de farinha de trigo branca. Esta massa é inteiramente feita à massa, sem o uso de máquinas, e chamam-se 수타면.

O molho: O molho, como já disse, é feito com pasta de feijão de soja preto. Esta pasta é feita de feijões de soja e caramelo, é chamada Chunjang 춘장 (literalmente “pasta primavera”), quando está fria. E quando é aquecida e com vegetais e carne é chamada de jajang 자장 (que significa “molho frito”). O chunjang é salteado com cebolas cortadas, carne ou marisco e outros ingredientes. É adicionado caldo de carne ao molho para reduzir o sal e fécula de batata é adicionada para dar consistência. O molho é servido quente por cima da massa e com pepino chinês cortado em fatias finas por cima.

Acompanhamento: Jajangmyun é sempre servido com uma pequena porção de danmuji단무지.

Jajangmyun ou Jjajangmyun?

Este prato tem sido conhecido como Jjajangmyun 짜장면 desde que apareceu na Coreia. Hoje em dia, a grande maioria dos restaurantes sino-coreanos mantêm esta forma de escrita.

Devido a uma ordem do Ministério da Cultura e Educação (문화교육부, hoje em dia Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia 교육과학기술부), em 1986, a alfabetização coreana de jjajangmyun passou a ser jajangmyun 자장면.

Embora hoje em dia se usem as duas formas, Jajangmyun é sempre a forma utilizada em documentos oficiais e nos media.

Aqui fica a receita de Jajangmyun aqui 

E um vídeo:

Este é daqueles pratos que só de pensar nele, fico logo com água na boca. É tão bom, mas TÃO bom… eu quero jajangmyun!

Fontes: dailytrojan.com; google

3 thoughts on “Jajangmyun 자장면

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s