영화 - k-movies

Oldboy 올드보이

Old Boy é um filme coreano do ano de 2003 realizado por Park Chan Wook. O filme é baseado numa manga japonesa com o mesmo nome, escrita por Nobuaki Minegishi e Garon Tsuchiya. O filme faz parte da triologia Vingança.

Old Boy conta a história de Oh Dae Su, que é preso num quarto de hotel durante 15 anos, sem saber por quem e porquê. Um dia sem mais nem menos é libertado e é lhe dado um prazo de 5 dias para descobrir o porquê da sua clausura durante 15 anos. A sua busca por vingança, pelos anos e a vida perdidos, e a sua história de amor com uma chef de sushi são narrados ao longo do filme.

Nos seus 119 minutos o filme consegue unir vingança, amor, violência, tempo e obstinação, tudo envolto em tabus sexuais. O filme faz com que o espectador sinta uma variedade de emoções e apesar de ser um filme violento e com uma história um pouco retorcida, o filme é deliciosamente retorcido. Park Chan Wook, o realizador do filme, entrou para a lista dos realizadores que conseguem transformar violência em beleza.

O elenco principal deste filme é constituído por Choi Min-sik (como Oh Dae-su), Yoo Ji-tae (como Lee Woo-jin) e Kang Hye-jeong (como Mi-do).

O filme foi o vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes em 2004.

O filme recebeu críticas positivas um pouco por todo o mundo e a cena em que a personagem principal come um polvo vivo foi mesmo considerada uma das melhores cenas de sempre do cinema. O realizador norte-americano Spike Lee está a preparar o remake do filme em Hollywood

E as músicas mais famosa do banda sonora do filme:

Este é um dos meus filmes preferidos de sempre, aconselho a toda a gente que goste de bom cinema e de uma história que certamente o afectará. Vi este filme pela primeira vez às duas e tal da manhã na rtp1, enquanto estudava e tinha a tv ligada com o volume muito baixinho para não me perturbar. Num dos momentos de pausa ouvi falar coreano e pensei que já era a minha mente com saudades do meu computador, mas não, era o filme. Parei de estudar e vi o filme todo e adorei, e revi mais uma ou duas vezes e depois revi quando os mostrava a amigos meus que pensavam que na Coreia é só kpop. Não é! Há obras de arte como este filme, que marcou uma viragem no cinema coreano. Os filmes coreanos passaram a ser vistos e respeitados por muitos pela sua qualidade e abordagem. Este filme faz também parte da cultura coreana já que é tão famoso que muitas vezes são feitas referências à história do Oh Dae Su. Vejam este filme que vale muito a pena, não esperem pela versão de Hollywood que certamente vão estragar uma obra de arte e decerto vão ganhar montes de prémios… (*Martim Scorsese e a adaptação do Infernal Affairs*)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s