문화 - Cultura

O álcool na cultura coreana – a etiqueta

Já aqui falámos sobre o álcool na cultura coreana, esse post não estaria completo sem uma breve descrição da etiqueta ou normas da cultura coreana quando um grupo se junta para beber uns copos.

  • Nunca recuse a primeira ronda de bebidas, se não consegue beber ou não gosta, aceite na mesma e finja que bebe. Se recusar a primeira ronda de bebidas irá estragar o bom ambiente no grupo. Se não quer beber mais, depois da primeira bebida pode recusar sempre, invente uma desculpa e recuse a bebida. Se recusar a primeira bebida as pessoas o verão como anti-social. Se não quer beber mais não esvazie o copo, assim não lhe encherão mais o copo.
  • É contra a etiqueta coreana encher o seu próprio copo, tem de ser outra pessoa da mesa a encher o seu copo. Na cultura coreana, usar as duas mãos para servir a bebida ou para segurar no copo quando receber a bebida é considerado um acto de respeito, devem fazer sempre isto com alguém mais velho que vocês, com um superior ou com alguém que não conheçam bem.

  • Uma pessoa mais velha ou numa posição superior à sua pode servir a bebida só com uma mão, isso não indica desrespeito. A pessoa mais velha da mesa é a primeira a ser oferecida uma bebida.
  • Se servir uma bebida a uma pessoa mais velha ou então numa posição social/hierárquica muito mais importante que a sua: Para servir a bebida segure a garrafa com a mãe direita e com a mão esquerda toque no antebraço ou no pulso. Esta posição tem na sua origem o costume antigo de segurar a manga do hanbok para que esta não tocasse na mesa ou na comida. Também é mostrar respeito quando recebe a bebida, coloque a mão que está livre no peito, como sinal de respeito.

exemplo:

  • Também é comum quando uma pessoa mais velha serve uma bebida, a pessoa que vai receber a mesma, levantar-se e segurar o copo com as duas mãos, depois de fazer uma vénia. Não pode beber antes de a pessoa mais velha levantar o copo e não pode recusar a bebida oferecida por alguém mais velho. Hoje em dia muitas pessoas ajoelham-se ao invés de se porem de pé.
  • Um copo não deve ser enchido se não estiver completamente vazio, e é considerado falta de educação não encher o copo de alguém quando estiver vazio.
  • Existem também “regras” o acto concreto de beber, quando bebem com uma pessoa mais velha, ou mais importante, a pessoa mais nova não pode beber virada para essas pessoas, terá de virar a cara para o lado e beber de lado. Beber enquanto olha directamente para uma pessoa mais velha é considerado falta de respeito.
  • Pode encorajar as outras pessoas a beberem, isso não é visto como desrespeito, normalmente quando quer que alguém beba diz-se “one shot” para que a pessoa beba tudo de uma vez. E é de bom-tom encher o copo de outras pessoas quando este está vazio.
  • Quem paga? Geralmente, apenas uma pessoa pagará a conta, quando duas ou mais saem para beber. Quando um superior bebe ou janta com os seus subordinados, ele ou ela são especialmente sensíveis em relação ao pagamento da conta. Porque o costume dita que ele ou ela façam o maior esforço possível para pagar a conta. Enquanto os outros irão “fingir” uma discussão insistindo que desta vez devem ser eles a pagar e que para a próxima a outra pessoa pagará.

Quando está com um grupo de amigos próximos não precisa de seguir todas estas regras, entre amigos muitas destas normas não se aplicam.

Fontes: eyesinkorea

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s