사회 - Sociedade

Happy Women, Happy Seoul

Sei que a notícia já é antiga mas eu achei interessante e por isso decidi escrever sobre ela. Um projeto lançado em 2007 sob o mote “Happy Women, Happy Seoul,” engloba  medidas como encontrar trabalho para mulheres desempregadas,  pavimentar as ruas de modo a que seja mais fácil andar de saltos, construir mais casas de banho, melhorar a iluminação das ruas, criar espaços de estacionamento especialmente para as mulheres, alargar o serviço de “táxis femininos” e criar mais creches.  O objetivo é eliminar “os problemas, ansiedade e desconforto a que as mulheres da cidade estão sujeitas todos os dias”. Em 2009 foi posta em prática uma das medidas, os chamados “lugares de estacionamento cor-de-rosa”, isto é, lugares de estacionamento marcados com linhas rosa que ficam mais perto dos locais de trabalho e dos centros comerciais, diminuindo assim o percurso a percorrer muitas vezes em saltos altos.

Compreendo todas as outras medidas (louváveis) mas confesso que a do parque de estacionamento me faz um pouco de espécie, apesar de saber que saltos altos são muito comuns em Seul. Não o facto de haver lugares específicos para as mulheres pois existem muitos países onde tais locais existem especialmente para mulheres grávidas ou famílias grandes, mas por serem desenhados para mulheres que usam saltos altos! Compreendo no entanto que haja um elemento de segurança latente neste tipo de medida, pois ao estarem mais perto dos locais onde pretendem ir a probabilidade de serem atacadas, assaltadas, etc. No entanto duvido muito que o facto de serem cor de rosa impeça dos homens de se aproveitarem desses lugares privilegiados…

Cerca de metade da população feminina na Coreia do Sul trabalha a tempo inteiro e os direitos de licença de parto são praticamente inexistentes, sendo muito complicado voltar a trabalhar depois de se ser mãe. Como está patente no artigo da Time será que este esforço traz realmente benefícios, tentando apenas “atenuar” as diferenças de géneros, como que deitando areia para os olhos das pessoas? Não seria mais benéfico canalizar as verbas deste projeto na promoção concreta do emprego feminino e no melhoramento dos direitos das mulheres coreanas que trabalham, deixando um pouco de lado o comodismo e a vaidade?

Fontes

Korean Beacon

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s