만화 - Manhwa

“Do you believe in magic?”

Acabei de ler o manhwa/webcomic “Annarasumanara” (안나라수마나라) e estou maravilhada. De todos os manhwas que li foi este o que mais gostei. A história é especial, cheia de esperança e beleza, com pequenas lições espalhadas pelas suas páginas levemente coloridas e arte pouco usual, com colagens e outros elementos alternativos.

A premissa é  seguinte:

Corre um rumor na escola sobre um mágico que vive num parque de diversões abandonado que consegue fazer desaparecer pessoas. Yoon Ai, uma das melhores alunas da sua turma, luta para conseguir sobreviver e alimentar a sua irmã mais nova e quer crescer o mais depressa possível para poder escapar da pobreza e da triste realidade da sua situação atual. A sua vida muda quando um dia conhece um mágico que ainda se porta como uma criança.

Sei que isto não revela muito mas é um manhwa cheio de magia e mensagens que podem não ser descaradamente óbvias mas que estão lá.

[spoilers leves]

Penso que a grande mensagem deste manhwa é “Não desistir dos sonhos” independentemente das pressões externas, seja dos pais, seja da sociedade. Duas das personagens, Il-Deung e Minyuk (L/R), sofreram esta pressão por parte dos pais, de seguirem “a estrada de asfalto” que foi pavimentada para eles, sem quebrarem o molde, tornando-se adultos de respeito. Il-Deung, os pais e casa onde viviam eram representados “deformados”, isto é, o rapaz por exemplo, tinha um pescoço extremamente comprido e a casa era composta por uma série de objetos em cima uns dos outros, encimado por um diamante. A meu ver, isto demonstra a forma como eles querem ser visto pelos outros, pela sociedade, e também o seu ego. As tais colagens também aparecem aqui, na forma dos media, que muito influenciam a maneira de pensar dos pais, que pressionavam o filho a ser o melhor em tudo e a ter as melhores notas para poder ter um emprego e ser um adulto. L (o mágico), também esteve na mesma situação, até decidir quebrar o molde e tornar-se mágico, deixando de ser um estereótipo de estudante e filho perfeito. Por isso, a lição que dá a Ai é para que nunca se esqueça nem desista dos seus sonhos, por muito difícil que isso seja, e para não se deixar controlar pela sociedade e ser mais um fantoche.

As outras mensagens são sobre o crescimento, tomar responsabilidade pelos nossos atos, sobre ultrapassar adversidades e até ajudar quem precisa.

[fim de spoilers]

Em suma, recomendo vivamente que leiam este manhwa. Tem uma história boa, uma arte fantástica e personagens com as quais nos podemos identificar, pois todos nós já nos perguntamos “E agora?”, “Como vai ser ser?” sem saber muito bem que caminho tomar.

Nunca se esqueçam:

 “If you throw away your dreams, that is the end”.

Podem ler o manhwa aqui.

Fontes: Mangafox e seus fóruns

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s