한글/한국어 - Língua coreana

Aprender Coreano: Hangeul 한글

Um blog sobre a cultura de um país nunca estaria completo se não falássemos da língua desse país. Por isso vamos falar da língua coreana e ensinar algumas coisinhas de coreano. Vamos começar por falar do alfabeto coreano o Hangeul, fazendo uma breve introdução a alguns aspectos do alfabeto coreano.

Em 1443, o Rei Sejong reuniu um grupo de eruditos para criar o Hangeul 한글, o sistema de escrita coreano usado hoje em dia. Até essa altura, o coreano falado era escrito usando os caracteres chineses clássicos, que só com anos de intenso estudo se conseguiam dominar (e por isso só os intelectuais o usavam). Hangeul é um sistema de escrita único por vários motivos. Primeiro, apesar de ser comprimido num estilo de alfabeto, é escrito por sílabas ao invés de uma letra a seguir à outra. As formas das vogais e consoantes simbolizam a natureza e processos físicos usados para pronunciar cada som. E talvez a sua maior virtude seja o facto de ser tão simples que qualquer um o pode aprender. Hangeul, foi assim chamado pelo rei Ju Sigyeong em 1912. Han 한 significava “notável” no coreano arcaico, enquanto geul 글, é a palavra nativa coreana para “escrita”. Han também pode ser entendido como a palavra sino-coreana 韓 “Coreano”, então Hangeul também pode significar “escrita coreana”.

Origem das vogais do Hangeul:

No Hangeul as vogais simbolizam fenómenos naturais. As vogais são construídas usando os seguintes elementos:   · (representa o céu),  ㅡ (representa a terra) eㅣ(representa a pessoa). Por exemploㅣcom · à sua direita combinam-se para fazer ㅏ. Hoje em dia existem 21 vogais no coreano moderno.

Origem das consoantes do Hangeul:

As consoantes ㄱ, ㄴ, ㅁ, ㅅ e ㅇ são as consoantes básicas do coreano e cada forma da consoante retrata a posição da língua/lábios/garganta/etc, para fazer o som.

Por exemplo o som de ㄴ dá-se quando a língua toca no céu da boca, e a forma de ㄴ tem como objectivo retratar essa posição. Actualmente existem 19 consoantes no coreano.

Como se constroem sílabas em Hangeul?

Em Hangeul, cada sílaba tem de ter uma vogal. Portanto é bom pensar que cada sílaba é centrada à volta da vogal, onde a vogal pode ser combinada com um ou dois sons de consoante.

1)      Quando uma vogal está sozinha (sem consoantes):

Existem dois tipos de vogais: vogais verticais * (vogais que são escritas à direita) e vogais horizontais ** (que são escritas por baixo).

Vogal:                 * 아                       ** 우

2)      Quando a consoante e a vogal estão juntas, com a consoante primeiro:

Consoante/Vogal   나                        누

3)      Quando a vogal e a consoante estão juntas, com a consoante no fim:

A consoante que fica no fim (que é opcional) é chamada de consoante final batchim para a distinguir da consoante inicial.

Vogal                        안                      운

Consoante

4)      Quando a vogal aparece entre duas consoantes:

Consoante/vogal    난        눈           밖            닦

Consoante

Como se escreve uma sílaba?

Quando escreve Hangeul deve seguir duas regras. Primeiro, escrever de cima para baixo, e segundo, da esquerda para a direita.

Exemplos:

artigo original: Korean mande easy

Imagens: google

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s