사회 - Sociedade · Random

Solas interiores que aumentam a altura – confiança ou pressão?

A sociedade coreana é uma sociedade que se preocupa muito com a aparência. Claro que não é a única, longe disso (Hollywood, anyone?). É importante ser bonito nem que para isso que se tenha de recorrer a cirurgias plásticas. O artigo sobre que vou falar é mais um desses instrumentos na busca coreana pela perfeição e por um ideal de beleza que, na minha opinião, não existe e é um tanto ou quanto inatingível.

As solas interiores são, como o nome indica, a parte interior de um sapato que normalmente é paralela à sola. Existem no entanto variantes, como solas interiores que aumentam a altura de quem as usar (깔장, ggalchang), que se podem comprar facilmente em qualquer esquina.

Apesar de o seu uso primário ser a correção de deficiências, como ter uma perna mas curta do que a outra, há muito que a sua utilização se estendeu ao simples facto de as pessoas quererem parecer mais altas do que realmente são. Um pouco como os pushup bras… mas para as pernas.

Brincadeiras à parte, a altura é uma coisa séria para muita gente. Aparentemente cerca de 3 milhões de cidadãos americanos e 2 milhões de europeus usam este tipo de sola para aumentar a sua altura. Estará a altura diretamente ligada ao sucesso de uma pessoa?

Há quem diga que sim, por isso é que muitas pessoas que vão a entrevistas de trabalho usam saltos altos ou estas solas, usando-as para aumentar a confiança e as probabilidades de serem contratados. Segundo um estudo conduzido por Anne Case e Christina Paxson, professoras da Universidade de Princeton, há uma correlação entre a altura e o salário, sendo que as pessoas ganham mais 10% por cada 10 centímetros. Esta pesquisa é corroborada por Park Giseong, professora de economia na Sungshin Women’s University, que investigou 1,548 empregados entre os 30 e os 40 anos de idade e descobriu que os seus salários por hora aumentavam 15% por cada centímetro.

Eu acho isto um exagero mas o facto é que muitas pessoas as utilizam, incluindo artistas. Mir , dos MBLAQ revelou o seu amor pelas ggalchang, e Jo Kwon dos 2AM admitiu ter estado sobre stress por causa da sua altura. Mas não desesperem, homens baixinhos!

Agora podem estar na moda e ficarem mais altos com estes sapatos da Prada que entrou na “onda”, não das solas interiores mas de sapatos com “salto” para homens, pegando nos típicos Oxford e dando-lhe um toque especial com uma sola mais elevada.

Serão as solas interiores que aumentam a altura instrumentos de sucesso e de confiança ou são mais uma coisa para aliar a todas as outras na busca da aparência ideal (seja lá o que isso for)?

Numa nota à parte, os coreanos têm crescido muito nos últimos anos. Segundo o NY Times, nas últimas três décadas a altura média de um estudante do secundário coreano aumentou 8.89 centímetros, passando a ser de 1.76. As raparigas cresceram uma media de 5.08 centímetros, chegando aos 1.61.

Fontes:

Taller Heels
Omona they didn’t
Korea Times

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s