사회 - Sociedade

소주 Soju

O soju 소주 é a bebida alcoólica mais popular na Coreia. É uma bebida destilada, originária da Coreia. Muitos comparam o soju ao vodka, embora o primeiro seja muito mais doce e menos forte que a segundo. A maioria das garrafas de soju tem entre 20 e 40% de álcool e é normalmente servido em copos pequenos, como copos de shot. É normalmente bebido em ocasiões sociais, e é perfeito para acompanhar comida coreana.

Soju foi primeiro destilado na Coreia por volta de 1300, historiadores acreditam que os mongóis levaram a técnica persa para a Coreia. O Soju tornou-se uma das bebidas alcoólicas mais populares da Coreia. Aquando da ocupação japonesa a produção de soju foi sufocada, e o sake a a cerveja tornaram-se mais populares. Depois da libertação da ocupação japonesa e os anos da Guerra das Coreias, a produção de soju esteve outra vez em risco por causa da falta de arroz nos anos 60. O governo coreano tornou ilegal usar arroz para fazer soju, e então as destilarias começaram a usar batata-doce, trigo, cevada e tapioca como substitutos do arroz.

Hoje em dia o soju não é só feito de arroz, mas sim de uma mistura de arroz, batata-doce, trigo, cevada e tapioca. Hoje em dia é também popular soju com sabor a maçã, limão e pêssego ou então misturado com outras bebidas.

Soju é normalmente bebido em ocasiões sociais e é óptimo para acompanhar a grande maioria dos pratos coreanos. Existem várias formas de beber soju, apenas o soju num copo de shot, ou então soju misturado com cerveja, é chamado de somaek (o so de soju e o maek de maekju 맥주 – cerveja.

Copos especiais para fazer somaek

Há ainda o poktanju 폭탄주 (bebida bomba) que é quando se coloca um copo de soju (cheio) dentro de um copo de cerveja (com cerveja, é claro). 

kojinkamrae (고진감래) é quando se mistura um shot de cola-cola, 1 shot de soju e um copo de cerveja. Podem também beber soju com coca-cola.

kojinkamrae

Eu adoro soju, entre o vodka, sake e soju, o soju é o melhor dos três. A melhor forma de beber soju, para mim, é acompanhado de samgyosal ou quando não há nada para comer com o soju, misturá-lo com coca-cola.

Quando tiverem oportunidade bebam, mas cuidado que ele é como o vinho alvarinho! Parece que não tem efeito nenhum, mas quando menos notarem estarão a cantar e dançar…

Ps: Quando fizerem um brinde, em coreano diz 건배 gunbae!

건배!~

Fonte: Koreanfood

Anúncios

6 thoughts on “소주 Soju

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s