문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

Hey baby, what’s your blood type?


Algumas culturas asiáticas como a coreana e a japonesa acreditam que o tipo de sangue de uma pessoa pode influenciar a sua personalidade, um pouco como os signos do zodíaco. Cada tipo de sangue tem características específicas, virtudes e defeitos, e a compatibilidade entre as pessoas poderá depender disso. Se já repararam normalmente nos perfis online das pessoas famosas, sejam cantores ou atores coreanos, o tipo de sangue está sempre presente, ao contrário do que acontece aqui, pois em termos de superstições ou influenciadores de personalidade tende-se a acreditar mais nos signos do zodíaco. Nestes países existe uma cultura baseada nesta crença, desde livros, banda desenhada, canções, filmes (como My boyfriend is type B) e até no Facebook coreano existe uma opção relacionada com o tipo de sangue.

A teoria tem origens um pouco obscuras. Esta teoria pode estar relacionada com o racismo científico dos nazis e com os japoneses imperialistas, promovendo a ideia da supremacia sobre outras raças ou países. A descoberta da existência de 4 tipos de sangue por cientistas austríacos foi extremamente importante e contribuiu para o salvamento de muitas vidas, pois as transfusões de sangue do tipo errado deixaram de existir.  No entanto, a crença de que os tipos de sangue realmente influenciam as personalidades das pessoas continuou, com alguns artigos  sobre o tema, como o de Furukawa que focava as características raciais dos taiwaneses que se revoltaram contra o imperialismo japonês, concluindo que mais de 40% dessas pessoas tinham sangue do tipo O, que se acredita ser o tipo menos submisso e precisavam portanto de se misturar com os japoneses de forma a diminuir a “rebeldia” que tinham no sangue.

Apesar de várias provas científicas que desacreditam esta teoria, ela conseguiu permanecer enraizada na cultura, com a ajuda de meios sensacionalistas e dos media, sendo reavivada nos anos 70 através de um livro de Masahiko Nomi. No final dos anos 90 esta moda chegou à Coreia do Sul, ganhou folêgo nos anos 2000 e ainda continua bastante em voga.

Vejamos agora algumas das características de cada tipo sanguíneo:

A:

–  Introvertido, perfecionista, gosta de si mesmo, criativo, sensível

–  Demasiado sincero, fastidioso, indeciso

 

B:

–   ativo, gosta de fazer coisas, selvagem, direto, sonhador, sociável

–  egoísta, irresponsável

O:

– otimista, genuíno, confia nos outros, amável, sociável

– se se zangar, o que raramente acontece, tenham cuidado!, não tolera traições, vaidoso

AB:

– racional, sociável, gentil

– crítico, indeciso, convencido

Penso que é um tema interessante, tal como o zodíaco, mas claro que são coisas que se têm de encarar “cum grano salis”, isto é com algum ceticismo e sem certezas cegas.

Fontes:

Global voices online – South Korea; Hi expat ;Hub pages

5 thoughts on “Hey baby, what’s your blood type?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s