사회 - Sociedade

Causa de morte: Ventoinha!

Na Coreia do Sul existe uma superstição relacionada com as ventoinhas e com o seu uso noturno em espaços fechados. Acredita-se que se deixar uma ventoinha ligada durante a noite, num quarto fechado, quem estiver lá dentro, ora bem, morre. Sim, leram bem. E não, não é invenção. Existem pessoas que acreditam nisto e o próprio governo se pronunciou sobre o assunto, como falarei mais à frente.

Aqui ficam algumas das razões para esta crença:

“1. A ventoinha elétrica cria um vortex que suga o oxigénio do local fechado, criando um vácuo;

2. O aparelho corta as partículas do oxigénio no ar, fazendo o oxigénio desaparecer;

3. A ventoinha consome o oxigénio do quarto criando níveis fatais de dióxido de carbono;

4. Se a ventoinha estiver diretamente em frente à cara da pessoa que dorme, sugará o ar e impedirá que a pessoa respire;

5. As ventoinhas provocam hipotermia ou temperaturas corporais demasiado baixas. O metabolismo abranda à noite, o que nos torna mais sensíveis à temperatura e logo mais sensíveis à hipotermia. Se a ventoinha estiver ligada durante a noite num quarto fechado isso irá baixar a temperatura do quarto, o que os crentes da “morte por ventoinha” acreditam poder causar hipotermia.”

Por causa desta ideia grande parte das ventoinhas vendidas na Coreia têm um temporizador que impede que a ventoinha passe as 2 horas de funcionamento. O Comité Coreano para a Proteção dos Consumidores, uma organização governamental, pronunciou-se sobre o tema, publicando um alerta em 2006 que dizia que “as asfixias causadas por ventoinhas elétricas e ar condicionado” eram um dos acidentes mais comuns no verão, segundo os dados que recolheram, além de intoxicações alimentares. Aqui fica o alerta da KCPB (Korea Consumer Protection Board):

Se os corpos estiverem demasiado tempo expostos a ventoinhas e ar condicionado, estes podem perder água e causar hipotermia. Se entrar em contacto direto com o ar circulado pela ventoinha, pode-se morrer por causa do aumento da concentração de dióxido de carbono e a diminuição do oxigénio. Os riscos são mais elevados para os idosos e pessoas com problemas respiratórios. De 2003 a 2005 o CISS recebeu 20 queixas que envolviam asfixias relacionadas com o facto de se terem deixado tais aparelhos ligados durante a noite enquanto dormiam. Para prevenir asfixias, deve ligar os temporizadores, colocar a ventoinha em modo rotativo e as portas devem ser deixadas abertas.

Grande parte dos profissionais de saúde inquiridos sobre o tema parece concordar na baixa probabilidade de estes aparelhos estarem relacionados com a morte de pessoas, sendo que as supostas vítimas das ventoinhas já sofriam de outros tipos de doenças, como problemas respiratórios ou cardiovasculares.

Claro que nem todos os coreanos acreditam nisto e cada pessoa tem as suas ideias e crenças mas esta é das mais estranhas que já vi!

Fontes:

Fan death wiki
Blog I live in Korea – Fan Death

5 thoughts on “Causa de morte: Ventoinha!

  1. Eu acredito, pois eu mesma sofro muito com ventiladores , e ar condicionado no verão.Fico mesmo doente a ponto de tomar antibiótico e inflamatório para gripe .. fico de cama por vários dias ,febre , dores pelo corpo , garganta inflamada, tosse , olhos lacrimejando, nariz constipado e tudo mais…Não é brinquedo não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s