문화 - Cultura

연등회 Festival de lanternas de flor de Lotus

O festival de lanternas de flor de lotus (연등회 – Yeon Deung Hoe) é organizado para comemorar o nascimento de Buda ( 부처님 오신 날 (Bu-cheo-nim Oh-shi-nal: “o dia em que Buda chegou”) ou 석가탄신일 (Seokga Tanshineel: “ Aniversário de Buda”). Tradicionalmente celebrado no oitavo dia do quarto mês do calendário lunar, este festival começou a ser celebrado há vários séculos atrás no Período Goryeo. Durante um mês toda a Coreia é decorada com lanternas de papel, sendo que o ponto alto deste festival são 3 dias onde acontecem várias performances, paradas e exposições. Todos os templos budistas estão decorados com lanternas de papel, e todo o população está entra no espírito do festival, sendo budistas ou não.

Um das maiores atracções do festival é a exibição no templo Bongeunsa, em Ganganm, de lanternas sofisticadas feitas de hanji (papel de arroz tradicional coreano). Estas lanternas trazem vida ao histórico templo.

Mas os maiores eventos do festival acontecem nas ruas perto do Templo Jogyesa, no coração da baixa de Seul. No fim de semana, milhares de pessoas assistem a várias performances feitas pelas monges. Há ainda a oportunidade de fazer o seu próprio rosário budista ou a própria lanterna (que dizem ajudar a encontrar a luz na próxima vida). Outras actividades incluem ainda a oportunidade de vestir um Hanbok ou assistir a uma cerimónia tradicional de casamento.

Para além de todas as actividades atrás referidas, há também outro grande evento – a parada das lanternas. Ao final da tarde, acontece o que se diz ser a maior “procissão” de Seul, que vai desde a estação de metro da Universidade Dongguk até Dongdaemun e o templo Jogyesa, o céu de Seul é iluminado com milhares de lanternas em forma de dragões, pagodes, fénix, e claro, flores de Lotus.

Por volta das 9.30h tudo termina com o culminar da Celebração Daedong, que significa “estar juntos”, é o evento final de dança e canto, no cruzamento de Jonggak, termina à 23 horas, quando os foliões são banhados com pétalas cor-de-rosa de flores de Lotus.

No dia exacto do aniversário de Buda (este ano no dia 28 de maio), há também um serviço especial de Dharma e de iluminação de lanternas que ocorre em Jogyesa e outros templos para celebrar o nascimento de Buda. 

Fontes: visitkorea; CNNGo; discoveringkoreathesoulofseoul;

One thought on “연등회 Festival de lanternas de flor de Lotus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s