사회 - Sociedade

Os "pais gansos" coreanos

기러기 아빠 (Gireogi appa), literalmente “pai ganso” é o nome atribuído aos homens coreanos que trabalham na Coreia, enquanto a sua mulher e filhos vivem num país de língua inglesa. Estes chamados pais ganso, visitam as sua família uma ou duas vezes por ano. O termo “pais ganso” foi inspirado pelo facto de os gansos serem uma espécie que emigra, viajando um grande distância, assim como os pais coreanos têm de viajar uma grande distância para ver a sua família.

Existem ainda mais  duas categorias de pais que enviam os filhos para estudarem e viveram no estrangeiro: os mais ricos que podem visitar a sua família quando quiserem são chamados: “pais águias”. E os mais pobres, que não sabem quando esse reencontro com a família irá acontecer, são chamados: “pais pinguim”.

Os filhos normalmente fazem a escola primária na Coreia e entre o 5º e o 7º ano vão estudar para o estrangeiro. A mudança dos filhos para um país de língua inglesa acontece por duas razões principais: para aprenderem inglês, para mais tarde conseguirem um bom emprego e  para fugir à pressão da educação sul-coreana.

A pressão do sistema de educação da Coreia é talvez o factor que mais influencia os pais a enviarem os filhos para fazerem o liceu e a universidade no estrangeiro. Vejam o testemunho de uma estudante universitária, Choi Hee Kwon: “Quando estava no liceu, vi colegas meus quase vomitarem de tão nervosos que estavam durante o período de exames, porque nós sabíamos que o nome da universidade que iríamos frequentar podia ser visto, pela sociedade, como a forma que os nosso pais nos educaram”. Com isto podemos ver que a sociedade coreana considera que os pais cujos filhos entraram numa universidade prestigiada, criaram bem os filhos, e aquele que os filhos entraram numa universidade pouco prestigiada criaram mal os filhos.

É normal ver um estudante do ensino secundário, ficar a estudar num Hagwon até às 10 da noite e depois ainda estudar mais em casa, tudo para se preparar para o exame final do ensino secundário, que determinará a universidade que eles irão frequentar. Esse exame que tem a duração de 9 horas é um ponto de viragem na vida dos alunos. A pressão a que são sujeitos por causa deste exame, leva muitos estudantes ao extremo e pelo menos 11 estudantes suicidaram-se nos últimos 5 anos por causa da preocupação com as notas.

Como resultado o número de pais ganso, que não querem que os seu filhos passem por essa pressão, está a aumentar. O número de alunos coreanos pré-universitários que estuda no estrangeiro subiu de 4,300 em 2000 para 18,600 em 2011, de acordo com o Instituto para o desenvolvimento educacional da Coreia.

Apesar de ser “livrarem” da pressão da educação dos filhos, a situação dos pais ganso não é fácil. Muitos apresentam sinais de má nutrição, solidão e depressão, alguns afogam as suas mágoas e a solidão no álcool.

Testemunho de um “pai ganso” Choi Chang Young, 45 anos: “Sinto uma grande solidão (quando chego a casa) já que nem a minha mulher, nem os meus filhos estão à minha espera… Há apenas uma escuridão total. Mandei os meus filhos, um no 9º ano e outro no 6º ano, para o Michigan com a minha mulher o ano passado. Queria que eles aproveitassem os anos de escola, vivendo uma variedade de coisas ao invés de marrarem para os exames durante todo o ano, que é o quase todos os estudantes fazem aqui”.

Nem as celebridades fogem a este sentimento, Kim Tae Won, guitarrista do grupo Buwhal, uma vez disse: “Quando cheguei a casa depois de levar a minha família ao aeroporto vi moscas na cozinha, ia matá-las, mas não consegui porque me sentia muito sozinho”.

artigo original de: CNBC

2 thoughts on “Os "pais gansos" coreanos

  1. Adorei este post, ja tinha alguma noção de como a sociedade Sul Coreana é a nivel de estudos e de como ha uma enorme pressão sobre os estudantes para serem os melhores, mas foi bom ficar a saber mais, e principalmente conhecer as termologias que para ser sincera não sabia. Obrigada🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s