한식 - Gastronomia

Bulgogi (불고기)

Como estou numa onda de comida, e depois do post sobre Kimchi vos ter aberto o apetite, trago-vos hoje outro prato coreano muito famoso, o Bulgogi.

     

Bulgogi, que literalmente significa “fogo carne” referindo-se à forma como era cozinhado, tem origem no Período Koryo, onde tinha o nome de Maekjeok (맥적). Durante a Dinastia Joseon este prato, então chamado de Neobiani (너비아니), era servido aos mais ricos e nobres da altura. A forma como o Bulgogi é cozinhado foi evoluindo ao longo da história e a várias regiões do país deram origem a diferentes tipos.

A carne usada neste prato é, normalmente, carne de vaca (bife), e é temperada com molho de soja, açúcar, óleo de sésamo, e alho, entre outros, que lhe vão dar o sabor e a textura característicos. A carne pode ser grelhada ou cozida em conjunto com certos vegetais. E se conhecem a famosa mistura de folha de alface a embrulhar a carne… É esta que eles estão a embrulhar (e é óptimo). Junto com arroz também fica muito bom. Para além da carne de vaca também podem usar galinha ou carne de porco.

Outra curiosidade interessante é o facto de as cadeias de restaurantes fast-food  na Coreia do Sul terem criado um hamburger de bulgogi que, acreditem, é uma maravilha.

Para vos aguçar ainda mais o apetite e para verem uma forma de fazer o famoso Bulgogi, deixo-vos aqui uma receita simples e fácil de se fazer.

Bom apetite!

Créditos:

www.thebulgogi.com

www.koreataste.org

Anúncios

6 thoughts on “Bulgogi (불고기)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s