문화 - Cultura · 사회 - Sociedade

Dano (단오) ou Surit-nal (수릿날)

Como estamos no mês de maio decidi escrever sobre o Dano, um dos feriados coreanos celebrados nesta altura do ano. Celebrado no dia 5 de maio do 5º mês lunar (maio) e é uma das festividades mais importantes na Coreia do Sul, além de também ser celebrado na Coreia do Norte. Apesar de ser um dos três feriados mais importantes na Coreia, juntamente com o Chuseok (festival das colheitas) e o Novo Ano Lunar, os costumes relacionados com esta data estão um tanto ou quanto esquecidos. No entanto a cidade de Gangneung continua a preservar as tradições e todos os anos entre maio e junho tem lugar o Gangneung Dano Festival (강릉단오제), que é considerado pela UNESCO “Obra-prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade” desde 25 de Novembro de 2005.

O Dano também pode ser chamado de Surit-nal, o que significa “dia alto” ou “dia do deus”. Durante o período Mahan, este dia era marcado por rituais espirituais, danças, cantigas e vinho. Algumas das tradições incluíam a lavagem do cabelo das mulheres com água fervida com açoro (uma erva medicinal) que se pensa acentuar o brilho do cabelo. A íris era um símbolo importante neste festival, pois as pessoas usavam roupas azuis ou vermelhas e tingiam ganchos para o cabelo de vermelho com as raízes desta planta. Os homens usavam as raízes desta planta à volta da cintura pois acreditavam que isso afastava os maus espíritos.

A comida tradicional deste feriado são vários tipos de bolos de arroz com ervas como os surichitteok, ssuktteok, etc. Os surichitteok são feitos em forma de roda, originando de surit (nal) – suri – palavra que significa “roda”. Os jogos populares desta altura são o ssireum (씨름), taekkyon (택견) e geune ttwigi (그네뛰기).

Geune ttwigi

Os dois primeiros eram jogados por homens, sendo o ssireum uma tipo de luta tradicional coreano e o taekkyon uma arte marcial antiga, com alguns elementos de dança. O geune ttwigi eraum jogo com baloiços praticado normalmente por mulheres. Tinham também lugar danças com máscaras maioritariamente populares entre os camponeses pois podiam assim satirizar os aristocratas locais.

Este festival tem raízes na veneração xamanística da divindade dos céus no final da época da sementeira, e segundo textos históricos, era celebrado com dança e música depois de se semear a terra em maio. Derivado do festival Duanwu (celebração originária da China), acredita-se ter sido uma festividade nascida no norte do país, onde os animais acordam do seu sono invernal no mês de maio.

Fontes:

Dano wiki

Dano festival

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s