문화 - Cultura · 한식 - Gastronomia

김치 Kimchi

Kimchi é um prato tradicional coreano, que consiste numa mistura de vários vegetais e condimentos. Existem centenas de tipos de kimchi, sendo os mais comuns feitos com couve chinesa, rabanete, cebolinho, e pepino chinês. Alguns tipos são feitos com vários condimentos, muitos usam o pó de pimenta vermelha seca como ingrediente, o que os torna picante, mas também existem alguns tipos de kimchi que não são picantes.

Tradicionalmente o kimchi é armazenado em grandes potes de barro, para manter a temperatura adequada e assim conservar o sabor. Hoje em dia, o costume dos potes de barro tem-se perdido, principalmente nas áreas metropolitanas, existem agora frigoríficos especiais para conservar apenas kimchi.

Por causa dos longos invernos e da falta de alimento, cedo se começou a criar na Coreia um método de conservação dos alimentos conhecido como “pickling”. Rico em vitaminas e minerais o kimchi foi criado na Coreia por volta do século VII. Durante muitos anos o kimchi era apenas visto como “vegetais salgados”, por volta do século XII, com a adição de novos temperos e especiarias a popularidade do kimchi cresceu bastante. Se pensam que a maioria dos tipos de kimchi sempre foi picante, estão engadados, só no século XVIII, a pimenta vermelha começou a ser utilizada como um dos ingredientes. Os vários tipos de kimchi podem ser divididos por regiões, estações do ano ou ingredientes utilizados. Não existe uma receita específica para cada tipo de kimchi, já que, cada família tem a “sua receita”.

O kimchi contém uma grande percentagem de fibra e tem poucas calorias. Uma porção deste alimento possui mais de 50% da dose diária recomendada de vitamina C e caroteno. A revista Health, considerou o kimchi uma das cinco “comidas mais saudáveis do mundo”, por ser rico em vitaminas, ajudar na digestão e até ajudar ao impedimento do crescimento do cancro. Apesar disto, em 2005 um estudo feito na Coreia descobriu que comer grandes quantidade de Kimchi aumenta o risco de cancro grástico, particularmente em pessoal com certas características genéticas.

O arroz continuar a ser o alimento principal da gastronomia coreana, mas o Kimchi é algo que nunca pode faltar numa mesa coreana. Não é apenas usado com prato de acompanhamento (반찬), mas é também o ingrediente principal para a confecção de vários pratos coreanos. Muitos coreanos consideram que uma refeição sem Kimchi não é tão saborosa.

fontes:

wikipedia; visit korea; lifeinkorea

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s