문화 - Cultura · 패션 - KStyle!

Acessórios tradicionais

Não meus adorados e amados leitores, não vou falar de acessórios de moda coreanos, quer dizer de certa forma são, vou falar sobre os acessórios utilizados com os Hanboks. Se bem se lembram já fiz um post sobre hanboks aqui. Decidi falar dos acessórios por causa de um drama que eu AMO – The moon that embraces the sun 해를 품은 달, que recebeu esse nome por causa de um acessório utilizado antigamente com os hanboks.

Então passo a apresentar os acessórios mais comuns:

Jobawi 조바 É um chapéu de inverno para mulheres. É aberto na parte de cima, é redondo e tem como principal objectico tapar as orelhas. É geralmente feito em seda preta e na parte da frente tem umas borlas,  por vezes decoradas com predas preciosas.

 

Dwikkoji  뒤꽂이 –  É um acessório para o cabelo usado pelas mulheres na dinastias Joseon. Também tinha um uso prático, já que  servia para tirar cera das orelhas e para separar o cabelo.


Cheopji  첩지- É um acessório utilizado na parte de cima da cabeça. É normalmente feito de prata e tem duas fitas grandes de lado para o poder atar com o cabelo. As mulheres do palácio e da família real utilizavam-nos todos os dias, mas as mulheres do povo só as utilizavam em cerimónias importantes.

Daenggi  –댕기 – É uma fita utilizada para prender e decorar o cabelo comprido. Existe uma grande variedade de Daenggi: jebiburi daenggi, apdaenggi, doturak daenggi and goidaenggi .

 

Norigae 노리개 – Um dos acessórios mais utilizados pelas mulheres. O Norigae era muito utilizado quer pelas classes mais ricas, quer pelas mais pobres. É atado ao goreum (a fita do casaco do hanbook) ou na cintura da saia, o norigae dá um aspecto mais elegante ao look. Existem dois grandes tipos de norigae o samjak norigae (um pendente com três ornamentos) e os danjak norigae (um pendente com um ornamento). Existem outros tipos como: daesamjak,  sosamjak,  jangdo, su, hyangnang, horibyeong, samcheonju, baneuljip, soknorigae.

E por fim:

Binyeo  비녀 – É um gancho para o cabelo em forma de vara, utilizado para segurar uma coroa ou peruca ou uma trança. Para além do uso prático também servia de adorno e indicava o estatuto social de quem o utilizava. Eram chamados de yongjam, bongjam, jukjam, mokryeokjam, maejukjam , ou jukjeoljam dependendo da decoração no topo do binyeo. Os matérias, formas, tamanhos e decoração dos binyeo variam bastante.

E agora o 비녀 do drama The moon that embraces the sun:

Se gostaram deste post e do post sobre os hanboks e têm curiosidade para verem mais variedade de hanboks aconselho vivamente que vejam o drama The moon that embraces the sun ou drama Iljimae.

Aqui vos deixo um mv da The moon that embraces the sun para verem o uso de alguns dos acessórios e para vos despontar a vontade de ver este drama ^^

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s