사회 - Sociedade · 패션 - KStyle!

Os estudantes coreanos e a North Face

Muitos de vocês talvez conheçam a North Face por causa dos anúncios que os BIGBANG fizeram para esta marca de roupa. Na realidade a North Face é um marca americana especializada em casacos, t’shirts, ténis e tudo o que seja material para campismo e montanhismo e etc.

Os casacos desta marca são muito populares na Coreia do Sul, especialmente os casacos de inverno, já vi em vários variety shows referências a estes casacos, em que as pessoas dizem que este casacos são óptimos, porque são muito quentes e são os melhores para usar no inverno. Só que este status da North Face levou a um problema na sociedade sul coreana, ter um casaco desta marca tornou-se um sinal de status e agora todos os estudantes se esforçam para ter um casacos destes, pois se não tiverem sentem-se descriminados e são visto como pobres.

E devem vocês estar a pensar: ” Oi? os casacos não devem ser assim tão caros!”  Pois bem estão bem enganados estes casacos custam entre os 250.000 wons (168.47€) e os 700.000 won (471.73€)!

A popularidade destes casacos levou a que as pessoas que os utilizam tenham uma classificação segundo o casaco que vestem, os casacos da North face são mesmo chamados o uniforme para usar por cima do uniforme.

Aqui está o ranking feito pelos estudantes: Aqueles que usam os casacos que custam 250,000 Wons são geralmente os falhados (찌질이), e os que usam os casacos de 470.000 Wons que não podem ser usados pelos “falhados” porque podem ser roubados pelos “membros dos gangs” (일진). E no topo da liste temos os os “Boss” que usam os casacos de 700.000Wons.

Eu sei que isto parece uma anedota, mas não é, é a realidade da sociedade coreana, que apesar de adorarmos é pautada por coisas fúteis e pelas aparências. Muitas pessoas querem usar estes casacos não por serem bonitos ou ter estilo, mas sim para mostrar o seu status social (ou fingi-lo). Muitos estudantes, arranjam part-times para juntar dinheiro para comprar um dos casacos mais caros, assim que conseguem o dinheiro abandonam os part-times e correm directamente para as lojas da North Face para comprar os casacos.

Em janeiro deste ano em Busan, 4 estudantes do ensino secundário agrediram violentamente 4 outros estudantes só para lhes poderem roubar os casacos. Este facto originou uma polémica, sendo que até os BIGBANG foram culpados pelo status que os casacos desta marca alcançaram, muitos desconfiavam que eles deixariam de dar a imagem pela marca mas tal não aconteceu, já que hoje saiu mais um teaser para uma nova campanha.

E vocês que factores acham que levaram a este problema da North Face? Dêem-nos a vossa opinião.

Aqui ficam os vídeos da campanha da North Face com os BIGBANG

Fontes:

CNN; Naver; Koreatimes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s