문화 - Cultura · 사회 - Sociedade · 한식 - Gastronomia

Se fores convidado para ir jantar a uma casa coreana…

Foto: honey-in-a-crown

…há certas coisas que deves ter conta, principalmente num ambiente mais formal. A sociedade coreana assenta em pilares educacionais bem concretos, sendo importante respeitar os mesmos. Assim sendo segue uma lista de situações que convém ter em conta, para que não sofras dissabores e mostres conhecimento, caindo assim nas boas graças das pessoas que te convidaram!
É normal que os convidados se encontrem num local previamente designado e que sigam juntos para o sítio onde se vai realizar o jantar. Não te esqueças que o máximo de atraso tolerável são 30 minutos! Quando se é convidado para ir a uma casa coreana fica bem levar alguma coisa para oferecer aos anfitriões, fruta, por exemplo, pois é um produto caro na Coreia. Depois de chegares a casa da pessoa tens de tirar os sapatos antes de entrar. Andar de sapatos em casa é impensável na Coreia pois a relação do povo coreano com o chão é diferente da nossa. Enquanto nós costumamos andar calçados em casa pois o chão serve para isso mesmo, para andar em cima dele, os coreanos utilizam-no para comer e mesmo dormir, sendo por isso obrigatório descalçarem-se para não sujar o chão.
Durante o jantar as regras de etiqueta e boa educação são indispensáveis, e o convidado deve primeiramente esperar que lhe digam onde se deve sentar, sendo que as pessoas mais velhas se sentam primeiro, um sinal do respeito pela população idosa cimentado neste país.
Antes de começar a comer demonstra que estás com vontade de comer, dizendo Jal mokesumnida (잘먹겠숩니다!) (literalmente: Vou comer bem. Tradução: Bom apetite!). Como já referi a idade na Coreia “é documento” por isso as pessoas mais velhas são servidas primeiro e são também elas que dão início à refeição, e é aconselhável manter um certo ritmo enquanto se come, sem ser sôfrego nem muito lento.
Os pauzinhos são uma parte muito importante das refeições, já que é com eles (e também com colheres) que normalmente se come e são também alvo de certas regras como: não apontar com eles, não os espetar na comida, pousá-los quando fazemos uma pausa para conversar ou beber, não os cruzar quando os pousamos no descanso. Quando terminarmos a refeição devemos pousá-los no descanso ou na mesa, nunca por cima da tigela.
Amantes da comida, não se importam se perguntarem de que são feitos os pratos apresentados, esperam que recuses da primeira vez que te perguntarem se queres repetir e deves portanto “limpar o prato”, pois demonstra que gostaste da comida e estás satisfeito. No que diz respeito às bebidas, o homem da casa é que as serve, a senhora não toca nas garrafas. Quando alguém mais velho te serve uma bebida deves segurar o copo com as duas mãos, sendo que o mesmo é válido para qualquer coisa em cima da mesa.
Dica extra: se estiveres constipado não assoes o nariz à mesa!

No final do jantar, depois de te teres regalado com as iguarias deliciosas da cozinha coreana pode acontecer que os anfitriões te levem à porta de casa ou mesmo ao carro pois acreditam que é ofensivo despedirem-se dos convidados dentro de portas.
É de bom tom enviar uma nota a agradecer o jantar no dia seguinte, para garantir que possas ser convidado mais vezes!

Fontes:
Kwintessial – South Korea
Korean Food – Table Manners
Korean Customs

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s